02/04/2019 11h38

Aderes apoia associação de feirantes da Grande Vitória

Rosilda Maria de Jesus Freitas, mais conhecida como Rose, é atualmente presidente da Associação de Feirantes da Grande Vitória. Feirante há mais de 30 anos, cresceu e conviveu a maior parte da sua vida nas feiras livres de Vila Velha.

“Quando eu era criança, eu ajudava na feira, recolhia frutas e verduras para auxiliar os meus pais em casa, e logo comecei a trabalhar como feirante. Hoje tenho uma barraca de pastel e caldo de cana em quatro feiras livres, mas digo que não canso do meu trabalho”, declarou.

Há seis anos, com vontade de apresentar melhorias nas condições de trabalho e organizar melhor as feiras de Vila Velha, Rose e outros feirantes com o mesmo ideal, fundaram a Associação dos Feirantes, que hoje conta com mais de 400 associados. “É muito gratificante oferecer melhorias para os meus colegas de trabalho, me dedico 100% nesse empreendimento, trabalho de terça a domingo, e no fim do dia sinto a sensação de dever cumprido”, disse.

Com a intenção de facilitar a comunicação entre os feirantes, o plano para o futuro é instalar duas regionais da associação, hoje sediada em Vila Velha, nos municípios de Cariacica e Serra.

A Associação dos Feirantes recebeu apoio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) em todo o processo de abertura, e ganhou diversas oficinas e capacitações para criar e manter uma entidade bem-sucedida.

“Apoiar iniciativas para os micro e pequenos empreendedores é missão da Aderes, e com isso, podemos dar nossa colaboração para a melhoria e a qualidade do trabalho nas feiras livres”, explicou o diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho.

“A Aderes foi uma grande apoiadora da nossa associação, junto com a Femicro-ES. Tivemos cursos sobre como montar e organizar uma associação e sobre custos de mercado; aprendemos como funcionam as licitações e a melhorar o nosso diálogo com a prefeitura. Tivemos também a oportunidade de participar de encontros e palestras que serviram de base para o nosso trabalho”, esclareceu a presidente da associação.

Os feirantes associados recebem diversos benefícios, desde contar com uma parceria com o INSS até a disponibilidade de uma clínica popular, passando por plano odontológico, apoio de advogados e contadores que oferecem suporte em administração financeira, e oficinas e palestras com temas de relevância para os associados.

Informações à imprensa
Andréia Foeger