28/02/2019 13h23

Aderes discute parcerias com Ifes de Piúma para fortalecimento dos empreendedores capixabas

A Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas e do Empreendedor (Aderes) recebeu, nessa quarta-feira (27), o diretor-geral do Ifes de Piúma, Marcelo Fanttini Polese, que também é professor e pesquisador, para a discussão de futuras parcerias na área da inovação tecnológica com o objetivo de fortalecer o apoio aos empreendedores capixabas.

“O Ifes - Campus Piúma conta com várias iniciativas, é o único Campus com eixo de recursos pesqueiros no Brasil, por exemplo, e esse trabalho em conjunto pode nos ajudar a fortalecer as ações de empreendedorismo no Espírito Santo. Nosso objetivo é formar parcerias, que poderão ser desenvolvidas a médio prazo, que certamente renderão bons frutos”, explicou o diretor-geral da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho.

Dentre os assuntos debatidos estiveram o Projeto Rede Nacional Mulheres Mil, inserido no Plano Brasil sem Miséria e integrante de um conjunto de ações que consolidam as políticas públicas e diretrizes governamentais de inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade; ações destinadas ao cultivo de ostras e sururu; além de programas para a economia solidária que possibilitem o desenvolvimento da aquaponia, um sistema de cultivo que une a piscicultura (cultivo de peixes) e a hidroponia (cultivos de plantas sem o uso de solo, com as raízes submersas na água.

Durante o encontro, também foi abordada a proposta para a criação de duas turmas de formação de aquaviários. A formação das turmas será realizada com autorização da Marinha do Brasil, e possibilitará que pescadores tenham acesso à carteira de Pescador Profissional. A identificação tem a finalidade de trazer para a legalidade aqueles profissionais que se encontram trabalhando sem habilitação e segurança da navegação.

Para o diretor do Ifes de Piúma, Marcelo Fanttini Polese, a parceria com a Aderes vai aumentar as oportunidades para o empreendedorismo. “Essa capacitação dos pescadores tem um cunho social muito importante. Esses profissionais são empreendedores e a profissionalização cria novas perspectivas de trabalho”, afirmou.

Também participaram do encontro o assessor da Aderes, Eduardo Gomide e o Gerente de Economia Solidária e Microcrédito, Renato Alexandre Rangel de Jesus.


Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andréia Foeger
(27) 3636.9707 - 99942-9537
andreia.foeger@sedes.es.gov.br


Cintia Dias
(27) 3636.9708 - 99234-1291
cintia.dias@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard