10/04/2019 20h00 - Atualizado em 11/04/2019 14h11

Aderes lança edital para Cadastro Público dos Empreendimentos de Economia Solidária

Com a presença do governador Renato Casagrande, a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) assinou, nesta quarta-feira (10), o Edital de Cadastramento Público dos Empreendimentos de Economia Solidária. O objetivo do cadastro é viabilizar a articulação de parcerias e condições para implementação de projetos especiais e prioritários do Governo do Estado destinado à economia solidária.

“O cadastro será a identidade da economia solidária. Os empreendimentos nele registrados passam por análise e, em seguida, recebem o Certificado de Empreendimento de Economia Solidária e uma Carteira de Empreendedor da Economia Solidária. Isso possibilitará que tais empreendimentos tenham acesso às políticas de apoio à economia solidária, como financiamento, compras governamentais, comercialização de produtos e serviços”, explicou o diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho.

A assinatura foi realizada durante a ExpoSul Rural, em Cachoeiro de Itapemirim. No local, a Aderes mantém um estande, no qual oferece orientações aos micro e pequenos empreendedores, além da exposição de peças de oito artesãos capixabas. A feira segue até o próximo domingo (14) no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, no bairro Aeroporto.

São considerados Empreendimentos de Economia Solidária as organizações coletivas de caráter associativo e supra familiares que realizam atividades econômicas permanentes, cujos participantes são trabalhadores do meio urbano ou rural e exercem democraticamente a gestão das atividades e a alocação dos resultados.

De acordo com o edital, poderão participar do cadastro, os empreendimentos econômicos solidários que se encaixem nos seguintes critérios:

  • Ser uma organização coletiva, formada por pessoas físicas, jurídicas ou por outros empreendimentos, cujos participantes são trabalhadores do meio urbano ou rural;
  • Exercer atividades de natureza econômica permanentes, ou ter esse objetivo, no caso de empreendimentos em formação;
  • Ser uma organização autogestionária, onde os membros participam da gestão das atividades econômicas e da decisão sobre a partilha dos seus resultados, de forma democrática;
  • Ser supra familiar, ou seja, ter entre os sócios mais de um núcleo familiar.
  • Realizar pelo menos uma reunião e/ou assembleia trimestral e periódica para deliberação de questões relativas à organização das atividades realizadas pelo empreendimento.

Inscrições

As inscrições serão realizadas a partir de 10 de abril de 2019, através do formulário on-line, https://forms.gle/iGy6GjpUecofc8Dk8

A equipe técnica terá prazo de 90 dias para análise, a partir da entrega da documentação.

A entrega dos documentos pode ser realizada de forma presencial, na sede da Aderes, localizada à Avenida Nossa Senhora da Penha, 714 – Ed. RS Trade Tower 5º andar Praia do Canto, Vitória- ES, de segunda à sexta-feira, das 09h às 18h horas.

Quem desejar, também pode fazer o envio pelos Correios, via SEDEX, com aviso de recebimento (A.R.), devendo a correspondência ser postada dentro do prazo estabelecido, contendo a ficha de inscrição e os documentos exigidos em envelope individual lacrado e externamente identificado com nome do remetente, nome completo do empreendimento (interessado) e endereço.

O campo destinatário deve conter as seguintes informações:

Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo – ADERES

Avenida Nossa Senhora da Penha, 714 – Ed. RS Trade Tower 5º andar Praia do Canto, Vitória- ES – CEP 29055-130

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem

Andreia Foeger

(27) 3636.9707 - 99942-9537

andreia.foeger@sedes.es.gov.br

Cintia Dias

(27) 3636.9708 - 99234-1291

cintia.dias@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard