28/03/2019 12h04

Aderes lança seu programa de desenvolvimento ambiental

Fomentar a cultura da reciclagem e do uso racional dos recursos hídricos, além de estimular a cadeia produtiva de catadores, economia solidária e artesanato. Esses são os objetivos do Programa de Desenvolvimento Ambiental da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), lançado nesta quinta-feira (28).

Segundo o diretor-presidente da agência, Alberto Farias Gavini Filho, esse é um tema importante que surgiu durante a rodada de planejamento estratégico, realizada em fevereiro. “A Aderes é um ambiente extremamente favorável a esse tipo de ação, pois atuamos com vários agentes que se beneficiam da reciclagem. É a nossa forma de contribuir para o todo, fomentando a cultura da preservação e da paz. E o melhor, é algo que podemos levar além da nossa atuação profissional, modificando hábitos pessoais”, revelou.

Uma série de ações serão realizadas no órgão, como a divulgação de hábitos que devem ser cultivados, oficina de coleta seletiva e formação de uma comissão interna mista voltada tanto para a coleta seletiva como para o uso racional dos recursos hídricos.

O diretor técnico da Aderes, Hugo Tofoli, ministrou uma breve palestra sobre os conceitos de reciclagem e o impacto de tal atividade no meio ambiente e na economia. “Precisamos entender que lixo é aquilo que não nos serve mais, enquanto resíduo é o que pode ser transformado em outros itens. Daí a importância de separá-los, para que o segundo volte para a sociedade com outra função”, explicou.

A Lei 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) já prevê que os resíduos são bens econômicos e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor de cidadania. “Isso tem muita afinidade com a missão da Aderes, que atua, por exemplo, com as associações de catadores. O trabalho deve ser feito não apenas pelo poder público e pelos catadores, mas principalmente por todos cidadãos. É esse tripé de atuação que estamos buscando, iniciando pelo nosso órgão”, afirmou.

O programa será coordenado pela Diretoria Administrativa e Financeira. A titular da área, Sandra Aragão, que pediu a adesão dos servidores às ações sugeridas. “Vamos fazer nossa parte, influenciar outros agentes e famílias”.

Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andreia Foeger
(27) 3636.9707 - 99942-9537
andreia.foeger@sedes.es.gov.br
Cintia Dias
(27) 3636.9708 - 99234-1291
cintia.dias@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard