09/04/2019 10h16 - Atualizado em 09/04/2019 10h17

Aderes oferece serviços a micro e pequenos empreendedores na Exposul

A Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) vai levar seus serviços aos moradores do sul do Estado por meio do estande que instalará na ExpoSul Rural. A feira, que está em sua terceira edição, acontece entre 10 e 14 de abril, em Cachoeiro de Itapemirim e reunirá as principais cadeias produtivas rurais de 29 municípios da região.

Para o diretor Técnico da Aderes, Hugo Tofoli, essa é uma oportunidade para a Agência oferecer seus serviços para mais pessoas. “A ExpoSul já é a segunda maior feira do Espirito Santo, e a maior na região. Em nosso espaço, de 36 m², proporcionaremos aos participantes a oportunidade de conhecer e comprar o artesanato capixaba e itens da economia solidária. Também vamos oferecer aos artesãos a possibilidade de fazer ou renovar o seu cadastro. Prestaremos, ainda, informações sobre os serviços que a Aderes disponibiliza”, explica.

Serão apresentadas peças de oito artesãos capixabas, de cinco tipologias diferentes, além de dois produtos de empreendimentos da economia solidária, como os pães cristalizados e as pétalas&banho. Todos os expositores são locais. Além disso, quem desejar fazer ou renovar o Registro de Artesão Capixaba (RAC), que permite o acesso a várias políticas públicas, poderá fazê-lo no espaço da Aderes e receber a carteira até o fim do evento.

“Somente em Cachoeiro de Itapemirim são 150 artesãos com o registro vencido, que poderão aproveitar a oportunidade para renová-lo. A equipe da Aderes chegará ao município no dia 09, e já estará em atuação na sede da prefeitura, caso algum artesão queira se antecipar.”

Na ocasião, será assinado o edital para cadastro dos empreendimentos de economia solidária, que possibilita aos seus participantes usufruírem de políticas púbicas voltadas para a área.

“Pelo edital identificamos empreendimentos econômicos solidários (EES) e assim permitimos que eles participem das ações realizadas pela Aderes para o segmento. Após o cadastramento, o empreendimento recebe um certificado e os seus sócios, uma carteirinha, por meio das quais se beneficiam de nossas ações”, afirma Tofoli.

O reconhecimento das organizações coletivas da economia solidária possibilita que usufruam de programas públicos de financiamento, crédito, aquisição e comercialização de produtos e serviços e outras ações e políticas públicas a elas dirigidas. As informações do cadastro subsidiam a formulação de políticas públicas adequadas às diversos tipos e categorias de EES.


SERVIÇO

EXPOSUL RURAL

10 a 14 de abril, no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa -Bairro Aeroporto – Cachoeiro de Itapemirim

Horário de funcionamento – Quarta a sexta - 14 as 22h/ Sábado: 9 as 22h/Domingo: 9 as 18h


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andreia Foeger
(27) 3636.9707 - 99942-9537
andreia.foeger@sedes.es.gov.br
Cintia Dias
(27) 3636.9708 - 99234-1291
cintia.dias@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard