17/10/2019 12h33

Aderes participa da I FestCasa em Cachoeiro de Itapemirim

Um convênio entre a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim para a emissão da Carteira Nacional de Artesão pelo município será assinado durante o I FestCasa – Feira Capixaba de Construção, Arquitetura, Movelaria e Décor. O evento, que terá como sede a “capital secreta”, começa nesta quinta-feira (17).

A parceria será firmada neste domingo (20), quando também será realizado o 1º Fórum Regional de Artesanato. Na ocasião, o diretor técnico da Aderes, Hugo Tofoli, vai ministrar palestra a respeito das políticas públicas para os artesãos capixabas.

“Durante o evento, vamos expor peças artesanais do Estado relacionadas à decoração. Além disso, vamos levar orientações a esses empreendedores acerca das políticas públicas existentes, bem como as ações do Governo do Estado para maior crescimento e visibilidade do setor”, comenta Tofoli.

O 1º Fórum Regional de Artesanato faz parte do I FestCasa e será aberto ao público. O evento acontecerá no Imperial Athenas Hall, localizado na rodovia Engenheiro Fabiano Vivácqua (Cachoeiro x Safra).

Marcado para começar às 13 horas de domingo, o fórum tem como enfoque divulgar a metodologia do Programa Brasileiro de Artesanato (PAB), debater a Portaria 1.007-SEI, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Ainda no encontro, serão apresentadas as ações do Governo do Estado para o setor.

Carteira Nacional do Artesão

De acordo com a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, já a partir da segunda-feira (21), os artesãos interessados em adquirir a Carteira Nacional de Artesão – que antes precisavam vir até a sede da Aderes, em Vitória – poderão entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), que fica localizada no Museu da Ciência Tecnologia, no bairro Coronel Borges.

O artesão pode entrar em contato pelo telefone 3155-5223 e agendar um horário para ser atendido pela Subsecretaria de Trabalho e Renda. Quatro servidores municipais foram capacitados para fazer a avaliação dos artesãos requerentes.

Desde o mês de junho, a Aderes está com o edital aberto para a realização de convênios com as prefeituras que tenham interesse em emitir o cadastro de artesãos. Os municípios interessados podem entrar em contato com a Gerência de Artesanato, pelo telefone (27) 3636-8552 para eventuais dúvidas.

A Carteira Nacional do Artesão é emitida de forma gratuita; desprovida de anuidades ou taxa de adesão, ela permite a esses profissionais vários benefícios importantes para a categoria. A carteira também é válida como documento de identificação em todo território nacional.

Informações à imprensa
Andreia Foeger