13/03/2019 12h57 - Atualizado em 13/03/2019 13h00

Aderes planeja ações de empreendedorismo em Anchieta

Com apoio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), o município de Anchieta deve receber ações imediatas para combater a queda de receitas após a paralisação das atividades da Samarco em 2015.
As ações foram decididas em reunião entre o diretor-presidente da agência, Alberto Farias Gavini Filho, o gerente de Micro e Pequenas Empresas da Aderes, Helton Scarpe, e o secretário de Integração e Desenvolvimento Regional de Anchieta, Marcos Kneip, na manhã desta quarta (13).

“O fomento ao empreendedorismo é algo que vamos buscar fazer em todos os municípios, mas vamos começar por Anchieta devido à situação da economia local, que deve se diversificar como alternativa à Samarco”, explica Gavini.

O secretário Marcos Kneip explicou o motivo de procurar o apoio da Aderes. “Buscamos o Governo do Estado, por meio da Aderes, para que nos auxilie a desenvolver o empreendedorismo em Anchieta. Essa é uma forma de dinamizar e movimentar a economia local. A queda de receita com a paralisação da Samarco chegou a 50%, e é uma preocupação do nosso prefeito, Fabrício Petri, fazer do empreendedorismo algo cada vez mais disseminado em nosso município”, relata.

Na reunião foram decididas a realização de um seminário sobre a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, a fim de apresentar benefícios que a legislação garante aos empreendedores; implantar um programa de qualificação e formação de empreendedores locais, respeitando as vocações da região; e aperfeiçoar o modelo da Casa do Empreendedor, de atendimento a este público.

“Anchieta é um dos municípios que está com a legislação atualizada para fomento a um ambiente propício de negócios aos empreendedores. A Lei nº 1.315/18 instituiu a Lei Geral Municipal da Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e Microempreendedor Individual, o que já é um avanço. Pretendemos incrementar ainda mais esse ambiente”, revela Gavini.

Informações à imprensa
Andréia Foeger