07/02/2019 15h00 - Atualizado em 08/02/2019 16h51

ADERES SE REÚNE COM REPRESENTANTES DA ECONOMIA SOLIDÁRIA

O diretor técnico da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Hugo Tofoli, apresentou nesta terça (05) o edital para cadastro dos empreendimentos de economia solidária a representantes do Fórum de Economia Popular e Solidária do Espírito Santo. Por meio do cadastramento,  seus participantes usufruem de políticas púbicas voltadas para a área.

“Pelo edital identificamos empreendimentos econômicos solidários e assim permitimos que eles participem das ações realizadas pela Aderes para o segmento. Após o cadastramento, o empreendimento recebe um certificado e os seus sócios, uma carteirinha, por meio das quais se beneficiam de nossas ações”, explica Hugo.

O reconhecimento das organizações coletivas da economia solidária facilita o acesso às políticas públicas destinadas ao segmento e adequadas às suas realidades. Possibilita também que usufruam de programas públicos de financiamento, crédito, aquisição e comercialização de produtos e serviços e outras ações e políticas públicas a elas dirigidas. As informações do cadastro subsidiam a formulação de políticas públicas adequadas às diversos tipos e categorias de EES.

“O Cadastro de Empreendimentos Econômicos Solidários é a identidade da economia solidária. Os empreendimentos nele cadastrados passam por análise, e após, recebem o Certificado de Empreendimento de Economia Solidária e uma Carteira de Empreendedor da Economia Solidária, um documento que facilitará o reconhecimento dos empreendimentos para acesso às políticas de apoio à economia solidária, como programas públicos de financiamento, compras governamentais, comercialização de produtos e serviços, assessoria e demais ações’’, detalha Hugo.

O Fórum de Economia Popular Solidária do Espírito Santo (FEPS∕ES),  foi fundado em 2001 visando a representação, interlocução, articulação, discussão, proposição, troca de saberes e fomento ao apoio técnico para o desenvolvimento da Economia Solidária no Espírito Santo frente a sociedade e aos poderes públicos. Reúne empreendimentos solidários, entidades de assessoria e fomento e gestores públicos, que atuam em consonância com os princípios e os objetivos do Fórum Brasileiro de Economia Solidária.

As inscrições começam em fevereiro e podem ser feitas no site da Aderes, presencialmente na sede da agência ou por Correios.

 

SOBRE A ECONOMIA SOLIDÁRIA

 A Economia Solidária compreende um conjunto de atividades econômicas, como produção de bens e de serviços, distribuição, consumo e finanças organizados e realizados solidariamente por trabalhadores e trabalhadoras sob a forma coletiva, associada, cooperada e autogestionária. Além disso, a Economia Solidária possui características fundamentais para a sua identidade, são - a cooperação, a autogestão e a solidariedade e a dimensão econômica dessas iniciativas.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andréia Foeger
(27) 3636.9707 - 99942-9537
andreia.foeger@sedes.es.gov.br
Cintia Dias
(27) 3636.9708 - 99234-1291
cintia.dias@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard