29/08/2019 13h23 - Atualizado em 30/08/2019 13h49

Aderes vai capacitar mulheres de pescadores neste sábado (31) em Piúma

A elaboração de novos pratos culinários e a diversificação da renda familiar estão entre os principais objetivos do curso que será ministrado pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), em Piúma, neste sábado (31). Ao todo, 30 mulheres, esposas de pescadores, já selecionadas pela Aderes, vão participar do curso.

A capacitação faz parte do Projeto “Delas”, da Aderes. Desta vez, a ação será realizada em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento de Piúma, o curso de Gastronomia da Universidade de Vila Velha (UVV); e o Movimento de Educação Profissional do Espírito Santo (Mepes), que cederá o restaurante para a realização do curso.

Com ajuda da turma da disciplina de Frutos do Mar, do professor da UVV, Alessandro Eller, as participantes do curso aprenderão duas novas receitas: quibe de peixe e feijoada de mariscos, além de receberem orientações sobre boas práticas para manipulação de peixes e frutos do mar.

A diretora financeira e administrativa da Aderes e coordenadora do curso Delas, Sandra Aragão, explica que a iniciativa do curso partiu de uma demanda da própria comunidade. “Nós fomos procurados pela Secretaria de Desenvolvimento de Piúma para a realização de ações com essas esposas de pescadores, e contamos com o apoio da coordenadora do curso de Gastronomia da UVV, Marcela Bourguignon. Após aplicação de uma pesquisa pela Aderes, essas mulheres nos informaram que queriam aprender novas receitas”, comenta.

Sandra Aragão esclarece ainda que a medida favorecerá a situação econômica das famílias de pescadores. “São 30 mulheres que hoje trabalham basicamente com a fritura de peixes, e que terão a oportunidade de ampliar sua renda por meio de novos conhecimentos e técnicas. Posteriormente, esse grupo vai passar por novas capacitações para vender melhor esses novos pratos, e até apresenta-los em festivais que são realizados na cidade”, detalha.

Serviço:
Curso: Preparo de Quibe de Peixe e Feijoada de Mariscos
Data: 31/08 (sábado)
Horário: 9 horas.
Local: Centro de Formação e Reflexão, Fazenda Boa Vista, Bairro Sherry, Piúma -ES.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andreia Foeger
(27) 3636.9707 - 99942-9537
andreia.foeger@sedes.es.gov.br
Cintia Dias
(27) 3636.9708 - 99234-1291
cintia.dias@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard