19/03/2020 16h12 - Atualizado em 19/03/2020 16h18

Especial Dia do Artesão: Registro na Aderes é reconhecido em todo País

Foto: Débora Pedroza
Artesã Thaís Rodrigues Hermes, crochê

Se você é artesão e pretende participar de feiras, exposições ou ter acesso a editais públicos, será preciso ter em mãos a Carteira Nacional do Artesão, documento que identifica o profissional em sua área de atuação.

O registro desse trabalhador é feito pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Espírito Santo (Aderes), órgão no Estado representante do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), vinculado à Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República.

O PAB conta com o Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), desenvolvimento para abastecer o setor com informações, sendo um cadastro único dos artesãos, em uma base de dados nacional.

É o Sicab que assegura o cadastro de artesãos e garante a emissão de seu registro profissional. O documento é gratuito e proporciona a esse trabalhador o acesso a feiras, regionais e nacionais, curso de capacitação e eventos apoiados pela Aderes.

Para a emissão da Carteira Nacional do Artesão, é necessário que o profissional entre em contato com o setor de Artesanato Capixaba da Aderes, por meio do telefone (27) 3636-8580, e agende um horário para realizar o teste de habilidades técnicas. No dia agendado, o interessado deve comparecer à agência, que fica na Avenida Nossa Senhora da Penha, 714, 5º andar, Ed. Trade Tower, Praia do Canto, Vitória. É preciso estar munido de documentos de identificação, uma foto 3X4, comprovante de endereço, material para produzir a peça que vai apresentar, além de uma peça já finalizada.

Porém, o artesão que trabalha com produtos de grande porte, como móveis, por exemplo, deve levar um vídeo que comprove todo processo produtivo da peça em que ele seja o executor. Após a avalição do PAB, o candidato, sendo identificado como artesão, terá sua carteira entregue em até 30 dias.

Quem está no processo de registro é a artesã Thaís Rodrigues Hermes, de 38 anos. Ela utiliza a técnica do crochê para criar suas peças e tem o artesanato como fonte de renda. 

A artesã disse que pretende trabalhar nas feiras e eventos, que são realizados no Estado e em outras partes do País. Para isso, precisa ter a carteira do profissional. “Como este é meu trabalho, resolvi profissionalizar o que estou fazendo, entre qualificações e o registro do setor. Dessa forma, vou me sentir apta a seguir em frente”, afirmou Thais Rodrigues.

Segundo a gerente do artesanato capixaba da Aderes, Sônia Cleia Damasceno, os objetivos são fortalecer e valorizar a produção artesanal do Estado, promover a geração de renda desses trabalhadores, além de despertar os profissionais para uma produção de peças com mais qualidade. “É fundamental para se manter no mercado competitivo de hoje apresentar um trabalho de qualidade, participar de feiras, tanto no Estado quanto em outras partes do País”, afirma.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Aderes
Débora Pedroza
(27) 3636-8565 / 27 99309-8431
debora.pedroza@aderes.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard