09/05/2019 17h57

Artesãos recebem carteira nacional em feira do setor em Cachoeiro

A Carteira Nacional do Artesão foi entregue a 25 profissionais do ramo no primeiro dia da Feira do Artesão, que teve início nessa quarta-feira (8) e segue até o sábado (11), em Cachoeiro de Itapemirim. O documento, emitido pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), é o passaporte para as políticas públicas voltadas para o setor.

Para o diretor técnico da Aderes, Hugo Tofoli, esse é um dos frutos das parcerias que a Agência está estabelecendo no Espírito Santo. “A Aderes busca, junto com os municípios capixabas, parcerias para o lançamento de produtos no mercado artesanal. Promovemos a capacitação dos artesãos, pois os dias atuais exigem daquele que produz, um novo conhecimento. Além do domínio da técnica, é necessário conhecer o mercado, as tendências e as demandas”, explicou.

A Feira do Artesão reúne um variado portfólio de produtos artesanais, como peças de roupa em crochê, porta-joias, bijuterias, arte sacra, tricô, pintura em tecido, entre outros. O prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, reafirmou o compromisso da gestão municipal em oferecer visibilidade e reconhecimento para o fazer artesanal da cidade.

“Queremos ver o artesanato do município se expandindo cada vez mais. E nosso sonho é ter um lugar fixo, permanente, dedicado aos nossos artesãos e artesãs. Sabemos que, além desses produtores de artesanato que estão aqui, existem na nossa cidade, outros. Por isso, é tão importante fomentar, cada vez mais, essa economia criativa”, declarou.

A Carteira Nacional do Artesão é emitida de forma gratuita pelo Governo Federal; desprovida de anuidades ou taxa de adesão, ela permite a esses profissionais vários benefícios importantes para a categoria, e é válida como documento de identificação em todo território nacional.

Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem