01/09/2016 11h18

Populações Indígenas e Quilombolas ganham projetos da Aderes

O Projeto de Fomento ao Desenvolvimento das Populações Tradicionais, realizado pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), foi criado para impulsionar o desenvolvimento das populações indígenas e quilombolas que vivem em terras capixabas.

 

Os projetos-pilotos vão beneficiar a população indígena das aldeias da reserva de Aracruz e a população quilombola de São Domingos, em São Mateus.

 

O projeto Pimenta-rosa Tupi-Guarani tem como objeto o beneficiamento da semente da aroeira, produto abundante nas terras Tupi-Guarani de Aracruz, onde vivem cerca de nove mil e duzentas pessoas, divididas em nove aldeias e duas etnias: guaranis, com quatro tribos, e tupiniquins, com cinco.

 

A semente da pimenta-rosa, também conhecida como aroeira, é o principal produto gerador de renda dessa população, que é superior à de muitos municípios do Estado e já coletou cerca de 100.000 quilos de sementes em 2016.

 

O outro projeto é a Horta Mulher Quilombola, que visa à construção de uma horta comunitária para gerar trabalho e renda para as mulheres descendentes de escravos - os quilombolas de Jambeiro de São Domingos, em São Mateus.

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedes:

Manuella Romeiro 3636-9708 / 99942-9537 manuella.romeiro@sedes.es.gov.br

Marco Valério Magalhães 3636-9707 / 988174824 marco.magalhaes@sedes.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard