26/09/2019 11h04

Sedes e Aderes incentivam empreendedorismo jovem

O secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip Navarro, e o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Alberto Farias Gavini Filho, receberam, na manhã desta quinta-feira (26), a presidente da Federação das Empresas Juniores do Espírito Santo, Christianny Rocha Pimentel. Na pauta do encontro, o incremento ao empreendedorismo entre os jovens.

Para Marcos Navarro essa é uma importante interlocução. “Percebemos pela atuação da entidade que ela pode se encaixar em várias ações e projetos do Governo, e que podemos contribuir com o desenvolvimento profissional de seus membros, bem como sua inserção no mercado de trabalho e incentivo à formação de novos empreendedores e à inovação”, disse.

A Federação das Empresas Juniores existe desde 2008 e tem como objetivo conectar e representar o Movimento Empresa Júnior Capixaba. “Defendemos um Brasil mais empreendedor, colaborativo, ético e comprometido com a educação. Queremos contribuir com o desenvolvimento das microrregiões, por meio da criação de empresas juniores que atuem de forma integrada ao Plano de Desenvolvimento Regional, a fim de potencializar a economia local, gerar emprego e explorar a possibilidade de novos investimentos para a região”, explica Christianny.

As empresas juniores são regidas pela Lei 13.267, sendo uma associação civil gerida por estudantes matriculados em cursos de graduação e instituições de ensino superior, com o propósito de realizar projetos e serviços que contribuam tanto para o desenvolvimento acadêmico quanto para a capacitação no mercado de trabalho. Em 2019, até o momento, o Espírito Santo soma 36 empresas juniores federadas, sendo sete na região norte, 18 na região central e 11 na região sul, que já realizaram 462 projetos.

Para o diretor-presidente da Aderes, Alberto Gavini, a parceria é uma forma de estimular o empreendedorismo no Espírito Santo. “A iniciativa tem grande aderência com o programa Inova Mercado da Aderes. O objetivo do programa é inovar, fomentar e ampliar o mercado consumidor das micro e pequenas empresas, da economia solidária, do artesanato e da agricultura familiar, a partir da criação de novos espaços de comercialização, agregação de valor aos produtos, uso de tecnologias e mídias sociais, visando à divulgação e comercialização dos produtos e serviços, e de projetos como o Jovem Empreendedor. Vislumbramos bons resultados com essa parceria”, relatou.

Andreia Foeger
(27) 3636.9707 - 99942-9537