09/10/2019 15h19 - Atualizado em 09/10/2019 15h20

Três municípios recebem capacitação da Aderes para emissão de cadastro de artesãos

Dez servidores públicos dos municípios de Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim e Piúma receberam treinamento para a realização do cadastro de artesãos. A capacitação foi realizada pela gerência de Artesanato da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), nessa segunda-feira (07) e terça-feira (08), com carga horária de 12 horas.

Durante o treinamento, sete artesãos foram cadastrados, e outros 62 profissionais receberam as respectivas carteiras. A partir de agora, caberá às prefeituras dessas cidades o encaminhamento do cadastro dos artesãos à Aderes, para a emissão da Carteira Nacional do Artesão.

De acordo com o gerente de Artesanato de Aderes, Rodrigo Coelho, “o treinamento dos servidores facilitará o processo de emissão da Carteira Nacional do Artesão, tornando-o mais rápido, já que os artesãos dessas cidades não precisarão se dirigir à sede da Aderes, em Vitória, para a realização de cadastro”.

O diretor presidente da Aderes, Alberto Gavini, destaca que o apoio dos municípios reduz a burocracia e amplia o apoio aos empreendedores. “Estamos trabalhando para que o processo de emissão das carteiras de artesanato seja cada vez mais simples, sem burocracia. Nosso desejo, é de que os empreendedores capixabas, em seus diversos segmentos, concentrem sua energia na inovação dos seus produtos gerando mais renda e não percam tempo com processos burocráticos”.

Desde o mês de junho, a Aderes está com o edital aberto para a realização de convênios junto às prefeituras que tenham interesse em realizar o cadastro de artesãos. Os municípios interessados podem entrar em contato com a gerência de Artesanato, pelo telefone (27) 3636-8552 para eventuais dúvidas.

Carteira Nacional do Artesão

A Carteira Nacional do Artesão é emitida de forma gratuita; desprovida de anuidades ou taxa de adesão, ela permite a esses profissionais vários benefícios importantes para a categoria. A carteira também é válida como documento de identificação em todo território nacional.

Informações à imprensa
Andreia Foeger