Linha de Microcrédito Emergencial Covid-19 (Juro Zero)

O que é?

Linha de microcrédito emergencial criada para atender empreendedores capixabas afetados pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19).

É uma iniciativa do Governo do Estado, por meio do Programa Nossocrédito, onde os empreendedores terão acesso a crédito de até R$ 5 mil reais*, sem incidência de juros e com garantia do Fundo de Aval Bandes.

* Crédito limitado a até 15% da receita bruta do empreendimento no último exercício.

Quem pode contratar?

Microempreendedores Individuais (MEI), Autônomos(as), Cooperativas e Associações de Agricultura Familiar, Colônias de Pescadores, Marisqueiros e assemelhados e Sindicatos de agricultores familiares.

O empreendedor deve apresentar a documentação exigida, não pode ter restrições ativas na SERASA e pendências financeiras no Banestes, não pode ter apresentado atraso acima de 59 dias nos últimos 12 meses no Banestes e deve estar em dia com o Fisco Estadual e Federal, tanto no CPF como no CNPJ.

Importante: Empreendedores constituídos e/ou que iniciaram suas atividades no ano em curso não estão enquadrados nesta linha, por não terem receita bruta no último exercício para apresentar. Produtores rurais isolados também não estão enquadrados.

Qual a documentação exigida?

Sou MEI: Visualizar a documentação exigida

Sou Autônomo(a): Visualizar a documentação exigida

Sou o Responsável Legal de uma Associação, Cooperativa, Colônia ou Sindicato de Agricultores Familiares: Visualizar a documentação exigida

Quais as condições operacionais?

-        Crédito de até R$ 5 mil, limitado a no máximo 15% da receita bruta do empreendimento no último exercício;

-        Sem incidência de juros e com garantia do Fundo de Aval Bandes;

-        Até 24 parcelas;

-        Até 6 meses para começar a pagar.

Importante:

1. É necessário ter uma conta corrente ativa no Banestes para o pagamento das parcelas.
  2. Não é permitido renovação, repactuação, prorrogação e renegociação nesta linha de crédito.

Como funciona?

O empreendedor deve registrar a solicitação de crédito clicando aqui , para análise preliminar da equipe técnica. Caso a solicitação seja pré-aprovada, o Agente de Crédito do município entrará em contato com o empreendedor para solicitar a documentação e coletar as informações que vão compor o dossiê da operação. Assim que estiver pronto, o dossiê da operação será encaminhado a um Gerente Banestes, para ser submetido à análise cadastral e de crédito. Se a documentação estiver completa, o empreendedor estiver enquadrado e a operação for aprovada, o empreendedor será orientado a abrir uma conta corrente preferencialmente via App Abre Conta Banestes hotsite Abre Conta: https://www.banestes.com.br/appabreconta, caso não tenha conta corrente ativa, e aguardar o envio do contrato para assinatura digital via App ou o convite para se dirigir à Agência.

Caso permaneçam dúvidas ou necessite de um atendimento específico, entre em contato com o Agente de Crédito do seu município clicando aqui.

O Microcrédito Emergencial COVID-19 (Juro Zero) é uma operação de crédito e, portanto, está sujeita à análise cadastral e de crédito estipuladas pela Política de Crédito do Sistema Financeiro Banestes, que está em consonância com as normas definidas pelo Banco Central do Brasil, obrigatoriamente observadas no momento da proposição, visando garantir os princípios de seletividade e diversificação de riscos previstos na Resolução CMN 3258, de 28 de janeiro de 2005. Ressaltamos que, dentre esses critérios, destacam-se a (I) restrição impeditiva (externa ou interna), (II) histórico de relacionamento com o Banco, (III) cadastro desatualizado, entre outros.

Devido à alta demanda para esta linha de crédito e as dificuldades impostas pela pandemia, estamos empregando esforços para que o atendimento não ultrapasse o tempo médio de 15 dias. Agradecemos a compreensão.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard