17/09/2019 13h18 - Atualizado em 17/09/2019 13h19

Aderes capacita gestores municipais para emissão da Carteira Nacional do Artesão

A partir desta quarta-feira (18), os municípios de Conceição da Barra, Pedro Canário e Nova Venécia poderão realizar a emissão da Carteira Nacional do Artesão. A medida se tornou possível por intermédio de convênio assinado entre a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e os três municípios.

Nessa segunda segunda-feira (16), a Aderes deu início à capacitação dos gestores públicos para a emissão do documento. Desta forma, os artesãos dessas cidades não precisarão se dirigir à sede da Aderes, em Vitória, para a realização de cadastro. O diretor presidente da Aderes, Alberto Gavini, destaca que o convênio reduz a burocracia e amplia o apoio aos empreendedores.

“Com a emissão das carteiras nos próprios municípios, os artesãos não precisam se deslocar até Vitória, o que gera economia de tempo e dinheiro para este grupo. O que fizemos é tornar este processo mais simples, reduzindo a burocracia. O que desejamos é que os empreendedores capixabas, em seus diversos segmentos, concentrem sua energia na inovação dos seus produtos gerando mais renda e não percam tempo com processos burocráticos”, explica Gavini.

A Carteira Nacional do Artesão é emitida de forma gratuita; desprovida de anuidades ou taxa de adesão, ela permite a esses profissionais vários benefícios importantes para a categoria. A carteira também é válida como documento de identificação em todo território nacional.

Também nessa segunda-feira, representantes da Aderes realizaram capacitação com produtores rurais do município de Conceição de Barra. Na oportunidade, uma palestra foi realizada acerca da importância do associativismo para o desenvolvimento da região.

Aderes na Estrada

Até o próximo dia 25, o município de Conceição da Barra também recebe o projeto Aderes na Estrada. Através do projeto, uma van da Aderes percorrerá a cidade auxiliando os empreendedores locais.

Durante o atendimento será possível esclarecer dúvidas sobre o processo de formalização para se tornar um Microempreendedor Individual (MEI), além do recebimento de auxílio para a realização das declarações anuais.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andreia Foeger
(27) 3636.9707 - 99942-9537
andreia.foeger@sedes.es.gov.br
Cintia Dias
(27) 3636.9708 - 99234-1291
cintia.dias@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard