20/09/2019 16h30

Aderes capacita mulheres em produção de biscoitos artesanais em Timbuí

A Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) concluiu nesta sexta-feira (20) o curso de dois dias sobre biscoitos artesanais no distrito de Timbuí, em Fundão. A iniciativa faz parte do Projeto “Delas”, e beneficiou 27 mulheres.

De acordo com o diretor presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, o Projeto destina-se à capacitação de mulheres, buscando incentivar o empreendedorismo e à geração de renda para a transformação social e econômica.

“O nosso foco principal é capacitar mulheres que não têm qualificação profissional, que estejam fora do mercado de trabalho ou que em situação de vulnerabilidade social, oferecendo oportunidade na complementação da renda familiar”, explica.

A coordenadora estadual de Artesanato Capixaba, Sônia Damasceno, revela que mais ações de capacitação estão previstas para atender a região. “Durante o curso de fabricação de biscoitos artesanais, a comunidade solicitou mais formações na região. Por isso, em breve iremos anunciar o curso de bolos decorados e docinhos para festas, para que mais mulheres possam obter sua renda sem sair de casa. Assim, futuramente elas podem fortalecer o comércio da própria região e vender seus produtos em feiras livres”, conta.

As comunidades de Praia Grande e Timbuí abraçaram a iniciativa. Uma das beneficiadas foi Flávia Alvarenga Valdivino, que já trabalhava na produção e venda de bolos de pote e docinhos. “Participar do curso foi muito gratificante. Foi uma maneira de adquirir novos conhecimentos e de conquistar uma renda extra”, disse.

Já Sônia Maria Vieira estreou na área, já que trabalhava na confecção de tapetes: “aprender mais um ofício é um grande benefício”, comemora. 

Sobre o Delas:

O Delas é o projeto de empreendedorismo feminino criado e gerido pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), em parceria com o Qualificar-ES, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), que visa a capacitar as mulheres para provê-las do conhecimento necessário para obterem resultados sólidos com o empreendedorismo.

 

Texto: Carolina Moreira

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andreia Foeger
(27) 3636.9707 - 99942-9537
andreia.foeger@sedes.es.gov.br
Cintia Dias
(27) 3636.9708 - 99234-1291
cintia.dias@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard