31/10/2019 15h53 - Atualizado em 31/10/2019 15h57

Associação de mulheres criada com apoio da Aderes vai expor produtos pela primeira vez

Com o apoio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), um grupo formado por 27 mulheres, moradoras do distrito de Timbuí, em Fundão, criaram a Associação de Produtoras Artesanais de Timbuí (Prati). Agora elas terão a chance de expor seus produtos pela primeira vez na Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo (ArteSanto), que este ano realiza sua 7ª edição.

No mês de setembro, o grupo participou do curso para fabricação de biscoitos artesanais, oferecido pelo projeto Delas, da Aderes. Na sequência foi criada a Associação Prati.

A coordenadora do projeto Delas, Renata Belmiro, falou sobre a importância da ação. “Foram dois dias de curso, no qual além das dicas culinárias, elas tiveram acesso a noções de empreendedorismo e precificação. Em seguida, elas participaram de algumas reuniões aqui na sede da Aderes, a partir das quais receberam apoio para a formação da associação, que já é um marco na vida dessas mulheres”, relata.

O curso foi realizado em parceria com a Bento Sabores, que forneceu os equipamentos de cozinha e também com a Associação Amo Timbuí. O grupo que compõe a Prati foi selecionado no edital 02/2019 da Aderes para participação na ArteSanto, na categoria Economia Solidária.

A coordenadora de Artesanato da Aderes, Sônia Damasceno, que também auxiliou na realização do curso, destaca a importância do projeto Delas para a autonomia das participantes. “Essas mulheres vivem numa área pequena e sem grandes oportunidades. O que o Delas fez foi empoderar este grupo para a expansão de seus horizontes em busca de novas oportunidades, e deu certo. A partir de agora, elas estão empreendendo e gerando sua própria renda”, diz.

Produção exclusiva para a ArteSanto

A presidente da Prati, Luciana Alvarenga, corrobora as palavras de Sônia destacando o papel da Aderes. “Timbuí é um distrito campestre, com poucos recursos. De modo geral, as mulheres que aqui vivem trabalham apenas três meses por ano, durante a colheita do café. Então, esse apoio da Aderes foi uma luz para todas nós. O Delas foi um projeto que engajou a comunidade e estamos aproveitando muitas oportunidades”, afirmou.

Luciana Alvarenga explicou ainda que nas últimas semanas o grupo tem se dedicado exclusivamente à fabricação de produtos para a ArteSanto. “A Prati é uma associação muito nova. Assim que foi criada apareceu a oportunidade para expor na ArteSanto e estamos priorizando essa produção. Todos os nossos esforços estão voltados para este evento, mas já temos uma lista de encomendas locais que serão atendidas após a feira. Estamos muito satisfeitas. ”

Durante a feira, a Prati realizará vendas de biscoitos caseiros com os sabores de café, nata e maracujá. Também compõem a lista de produtos os licores e geleias de amora, bolos de pote de morango e cocada de mamão.

ArteSanto 2019

A 7ª edição da ArteSanto será realizada entre os dias 02 e 10 de novembro, na Praça do Papa, em Vitória. Cerca de 100 mil visitantes deverão passar pelo local. Ao todo, 26 empreendimentos da economia solidária e 215 artesãos receberão o apoio da Aderes para participarem do evento.

Na dição deste ano da ArteSanto, a Aderes contará com cinco estandes na praça de alimentação do evento. Dois deles serão destinados aos produtores de cerveja artesanal do Estado. Os outros três vão destacar a produção de bolos e doces da agroindústria familiar capixaba, além de carne de sol e pratos à base de frutos do mar.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andreia Foeger
(27) 3636-9707 - 99942-9537
andreia.foeger@sedes.es.gov.br
Cintia Dias
(27) 3636-9708 - 99234-1291
cintia.dias@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard