02/12/2024 17h39

17ª Semana do Plástico debate desafios e oportunidade ruma à economia circular

Foto: Kleber Amorim

Na última semana de novembro (25 a 29), ocorreu a 17° Semana do Plástico, na Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), promovendo debates sobre as inovações e os avanços do setor rumo à economia circular. O tema dessa edição foi: “Desafios e Oportunidades”. O evento contou a participação do diretor-geral da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) Alberto Gavini, pelo secretário de Meio Ambiente Felipe Rigoni, pelo vice-governador Ricardo Ferraço e também empresários e entidades de São Paulo e Rio Grande do Sul, presidência da Findes.

A programação do evento contou com ações de conscientização ambiental, painéis presenciais e online e debates sobre temas como Economia Circular, Sustentabilidade, ESG, e o papel das novas tecnologias e da Inteligência Artificial na indústria do segmento.

O pontapé inicial da programação aconteceu no dia 23 de novembro, na orla de Cariacica, que recebeu a ação ambiental organizada pelo Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Espírito Santo (Sindiplast-ES), com a participação da Aderes. Na ocasião, foi feita a coleta e descarte correto de resíduos, cujo material recolhido foi destinado para a Associação de Catadores de Cariacica (Acamap) e para a Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci).

Renato Alexandre Rangel, gerente de Economia Solidária e Microcrédito da Aderes, apresentou projetos em parceria com o Sindiplast-ES, em apoio aos catadores de materiais recicláveis, como o Projeto Plástico EcoAmigo 2024 e Living Lab, que englobam os princípios de Economia Circular e a incorporação da quíntupla hélice da inovação (sustentabilidade ambiental), tomando por base a colaboração entre diferentes agentes: um órgão público (Aderes), empresas do setor de plástico (Sindiplast-ES), instituições acadêmicas (Ufes e Escola Estadual Hildebrando Lucas) e uma associação de catadores de materiais recicláveis (Ascamares).

"Na 17ª Semana do Plástico, tivemos a oportunidade de discutir os principais avanços rumo à economia circular. Estamos trabalhando para integrar diferentes agentes, como empresas, academia e associações de catadores, a fim de criar soluções inovadoras para a sustentabilidade. A meta é ampliar essas ações, transformando a Economia Circular em uma realidade cada vez mais presente na nossa sociedade, e levando esse modelo a mais escolas, comunidades e setores”, relatou Renato.

Gilmar Almeida Nogueira, superintendente do Sindiplast-ES, ressaltou a importância da formação de parcerias para um modelo econômico que busca reduzir o desperdício de recursos e promover a sustentabilidade ambiental, através da reutilização, recuperação e reciclagem de materiais.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Aderes
Rafaela Maia / Kleber Amorim
(27) 99749-9483 / 99957-4165
rafaela.souza@aderes.es.gov.br / kleber.moreira@aderes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard