Combater a violência por meio da arte. É com esse objetivo que a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Aderes) lançou na última sexta-feira (15), o projeto "Artesanato da Paz", realizado em parceria com os artesãos capixabas. O evento antecipou as comemorações da Semana do Artesão.
Por meio do projeto, os artistas vão desenvolver peças com design específico que remetam à paz e ao estado do Espírito Santo. "O artesanato, por suas características próprias, já tem essa grande capacidade de sensibilizar as pessoas. Queremos usar justamente esse potencial de mobilização para desenvolver estratégias de combate à violência”, explica o diretor da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho.
Gavini explica ainda, que a Aderes vai investir na divulgação do projeto. “Vamos criar um material de divulgação deste trabalho para que, tanto os capixabas quanto aqueles nos visitam tenham conhecimento deste projeto. E a Aderes vai apoiar os artesãos em todas as etapas de desenvolvimento das ações. Queremos ajudar a propagar a cultura da paz em todo o Estado", disse.
Atualmente, 7.601 pessoas possuem a Carteira de Artesão no Espírito Santo, por meio da qual têm acesso facilitado às políticas públicas para o setor. Os artesãos capixabas estão organizados em cerca de 80 associações, distribuídas pela Grande Vitória e interior do Estado. Além disso, aproximadamente, 15 mil famílias sobrevivem do trabalho desses empreendedores.
Dentre os produtos mais conhecidos produzidos pelos artesãos capixabas destacam-se a panela de barro – que foi o primeiro bem cultural registrado, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como como Patrimônio Imaterial, em 2002 –, e os trabalhos desenvolvidos por meio de conchas e escamas, além da fibra de bananeira.
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andreia Foeger
(27) 3636.9707 - 99942-9537
andreia.foeger@sedes.es.gov.br
Cintia Dias
(27) 3636.9708 - 99234-1291
cintia.dias@sedes.es.gov.br