A Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes), sinalizou interesse de disponibilizar serviços voltados a empreendedores no Centro de Inovação e Empreendedorismo que o Instituto Federal do Espírito (Ifes) vai instalar nos Galpões do IBC, localizados em Jardim da Penha, Vitória.
Para tratar da futura parceira, o reitor do Ifes, Jadir Pela, e o diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, acompanhado do técnico de planejamento da Aderes, Alexandre Passos, estiveram no local, na manhã dessa terça-feira (1º). O espaço foi cedido em guarda provisória pela Secretaria de Patrimônio da União no Estado (SPU-ES), por um prazo de 20 anos, e o Ifes vai poder ocupar uma área de 23 mil metros quadrados.
Segundo Jadir Pela, o espaço vai abrigar a reitoria; o Centro de em Formação e em Educação a Distância (Cefor); um Centro Tecnológico; um Polo de Inovação; a Agência de Inovação do Ifes (Agifes); a Incubadora; além de laboratórios multiuso e um espaço maker. “Este espaço vai se tornar um marco para o Ifes, pelo fato de nos posicionar em outro patamar no ensino, pesquisa e extensão. O nosso objetivo é disponibilizar um ambiente de pesquisa, desenvolvimento, empreendedorismo e inovação para os capixabas”, disse o reitor do Ifes.
De acordo com o diretor-presidente da Aderes, Alberto Gavini, a intenção é disponibilizar quatro eixos de serviços no local, e o primeiro é a incubagem de negócios. “Vamos trabalhar com a incubadora tanto no que trata dos segmentos tradicionais da economia – como marcenaria, padaria, confecção, entre outros – quanto com o segmento inovador. Nossa intenção é atender à sociedade como um todo a partir de chamamentos públicos”, ressaltou.
Outro eixo de trabalho da Aderes, será apoiar os projetos de inovação da instituição, como, por exemplo, já vem sendo feito com o Ifes de Viana, com a mentoria de projetos inovadores. Além disso, segundo Alberto Gavini, o objetivo é trabalhar a exportação de produtos produzidos por pequenos negócios, criando metodologia ou mesmo prestando consultoria para os empreendedores.
O último eixo de trabalho será a formação, e essa poderá ser tanto para quem já é empreendedor e quer se aperfeiçoar no que faz quanto para quem não é empreendedor e quer ter um negócio.
“O galpão do IBC tem toda a estrutura para a gente desenvolver algumas atividades importantes com base nos projetos que a Aderes hoje já executa, e como nossa essência é o empreendedorismo, o nosso desejo é apoiar o Ifes em iniciativas como essa”, afirmou o diretor-presidente da Aderes.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Aderes
Débora Pedroza
debora.pedroza@aderes.es.gov.br