26/08/2020 16h49 - Atualizado em 26/08/2020 17h16

Aderes inicia Ciclo de Formação para Empreendedores da Economia Solidária

Foto: Henrique Tabelini
Ciclo de Formação - A Economia Solidária Enquanto Empreendedorismo

Os empreendedores da Economia Solidária iniciam, nesta quinta-feira (27), a primeira etapa do Ciclo de Formação “Viver na Prática”. O tema escolhido para a primeira das sete formações que vão acontecer por meio da plataforma Zoom é “A Economia Solidária Enquanto Empreendedorismo”.

O Ciclo de formação, que faz parte de uma parceria entre a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes) e a Rede de Comercialização Solidária do Espírito Santo (Rede ComSol-ES), tem a finalidade de apresentar a economia solidária como alternativa econômica de negócio. Os encontros devem acontecer quinzenalmente, às quintas-feiras, sempre às 14h, por meio da plataforma Zoom.

Segundo uma das organizadoras do ciclo de formação e membro da coordenação executiva da Rede Comsol-ES, Kézia Alice dos Prazeres, os encontros pretendem apresentar um modelo de empreendedorismo cuja finalidade não é apenas o desejo de lucrar, mas também a construção de um negócio pautado na cooperação, na autogestão, na solidariedade e no desenvolvimento da comunidade onde este empreendimento está inserido.

“O encontro vai contar com a participação de educadores e representantes de empreendimentos de vários estados. Eles vão compartilhar a prática e experiência deles com a gente, é um grande momento de aprendizado”, disse Kézia Alice.

Para o gerente estadual de Economia Solidária e Microcrédito da Aderes, Renato Alexandre Rangel de Jesus, o ciclo de formação será uma boa oportunidade para os empreendedores da economia solidária discutirem e se reinventarem diante do contexto atual.

O diretor técnico da Aderes, Hugo Tofoli, disse que um dos objetivos da instituição é o desenvolvimento dos empreendimentos da economia solidária. “É preciso entender o modelo de gestão da economia solidária como também é preciso capacitar estes empreendedores para a gestão dos seus empreendimentos proporcionando uma melhor qualidade de vida aos seus membros”.

 

Palestrantes Convidados

Sidney Porto é coordenador Estadual da Frente de Luta pelos Pequenos Empreendimentos Solidários de Sergipe. Também é membro da Coordenação Nacional do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) e consultor de pequenos negócios e administrador de empresas.

Marcos Rodrigo Maciel Ferreira é administrador doutorando e militante de Economia Popular Solidária do Morro do Preventório, no Rio de Janeiro.

Kristiany Mariely Bender é membro do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional CONSEA/SC. Ela participa também do EES Sabores, Artes e Serviços - Chapecó (SC) e do Conselho Estadual de Artesanato e Economia Solidária - CEAES/SC.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Aderes

Débora Pedroza

debora.pedroza@aderes.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard