16/04/2019 11h01 - Atualizado em 16/04/2019 12h42

Aderes promove curso gratuito de produtos de chocolates para iniciantes

Com o intuito de promover a geração de trabalho e renda, a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) ofertou um curso de Produtos de chocolates para iniciantes. O curso é gratuito e está dividido em duas turmas, com 20 participantes em cada.

A ação é uma iniciativa conjunta com o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Espírito Santo (Sindipães) e com a Associação da Indústria de Panificação e Confeitaria do Espírito Santo (Aipães), com a participação da Agenda Mulher, da Vice-Governadoria. O intuito, segundo o diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, é disseminar conhecimento a fim de ajudar as pessoas a obter trabalho e renda.

“Estamos em um momento em que uma parcela significativa da população está desempregada. Como agência fomentadora dos pequenos negócios e do empreendedorismo, a Aderes se empenha em ajudar as pessoas a encontrar formas de sanar esse problema, e o curso é uma dessas iniciativas”, disse.


A abertura do curso, que acontece na sede do Sindipães, em Vila Velha, contou com a participação da vice-governadora Jaqueline Moraes. Em sua fala, ela explicou que o curso, voltado para o público feminino, é uma parceria da Aderes com a Agenda Mulher, projeto que a vice-governadoria vem construindo junto ao Governo do Estado.

O projeto tem o objetivo de dar voz e visibilidade às mulheres, com projetos voltados para a geração de trabalho e renda, como forma de empoderamento, com criatividade, vencendo as barreiras do desemprego, que subiu de 10 para 14%. “E mais, a tendência é de redução dos empregos formais. Eu, Jaqueline Moraes, acredito que a saída está na economia solidária, no cooperativismo, e em todas as formas de aglutinar para empreender. Por meio do Agenda Mulher buscarei, em todos os espaços possíveis, as alternativas de capacitar para empreender como está acontecendo neste momento em que a Aderes oferece este curso. Aproveitem mulheres!”


A diretora administrativa-financeira da Aderes, Sandra Aragão, comemorou o sucesso do curso, cujas vagas foram preenchidas rapidamente. “Esse curso integra os esforços da Aderes para o fomento do empreendedorismo feminino, pois sabemos que muitas mulheres são as provedoras de suas famílias. Vamos capacitá-las para que tenham o conhecimento necessário para obterem resultados sólidos”, relatou.


Para o presidente da Aipães, Ricardo Augusto Pinto, esse trabalho de cunho social é muito importante, pois “dá oportunidades para que as pessoas, por meio da capacitação, se qualifiquem a um emprego ou tenham condições de empreender. Escolhemos começar pela confeitaria, porque não exige grandes investimentos em maquinários; com uma batedeira e utensílios domésticos já é possível praticar e iniciar a produção”.


No curso, os participantes aprendem a fazer itens como bombons artesanais, cookies, brigadeiros gourmet, ovos trufados, palha italiana, brownie, entre outros itens, usando técnicas como moldes, bases de bombons, trufas, massas e recheios cremosos. A abertura do evento contou com a presença de Hélcio Rezende Dias, presidente emérito da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e ex-presidente da Aipães e do Sindipães.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andreia Foeger
(27) 3636.9707 - 99942-9537
andreia.foeger@sedes.es.gov.br
Cintia Dias
(27) 3636.9708 - 99234-1291
cintia.dias@sedes.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria
Íris Carolina Miguez
(27) 3636-1432/ (27) 99971-2819
iris.carolina@vice.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard