O Conselho Estadual de Economia Solidária, reuniu-se na Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), em Vitória, nessa quarta-feira (24), com a participação de membros da sociedade civil e representantes do poder público. Na pauta, foi tratada a realização das Conferências Territoriais de Economia Solidária que abordarão o tema: “Políticas Públicas de Economia Popular e Solidária: Construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação”.
Nas Conferências Territoriais, serão discutidas a realidade e as demandas do setor, seja nos âmbitos municipal, estadual e nacional, abordando com isso a temática socioambiental, cultural, política e econômica, assim como a produção, a comercialização e o consumo justo e solidário. Todos estes pontos, somados ainda a ações como financiamento (crédito e finanças solidárias), educação, ambiente institucional, formação e assessoramento técnico, para a grande discussão na etapa estadual da conferência, que acontecerá em Vitória nos dias 27 e 28 de novembro.
“A participação dos empreendimentos, entidades de assessoria e fomento, e gestores públicos nas Conferências Territoriais e na etapa Estadual de Economia Solidária, é uma importante oportunidade de fortalecer o setor, que nos últimos anos em nível nacional tiveram retrocessos por falta de apoio. No Estado, sempre apoiamos as iniciativas voltadas para Economia Solidária”, avalia Renato Alexandre Rangel, gerente de Economia Solidária e Microcrédito da Aderes.
Durante os encontros territoriais ainda serão eleitos os delegados para a Conferência Estadual. Esses eventos visam ainda à participação na 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária (Conaes) que acontecerá de 10 a 13 de abril de 2025, em Brasília.
“A 4ª Conferência Nacional de Economia Solidária será um momento de solidificar e fortalecer a política pública a nível nacional para o segmento”, conclui Rangel.
Os encontros territoriais estão marcados para os municípios de Cachoeiro de Itapemirim (07/08), Venda Nova do Imigrante (22/08), São Mateus (04/09), Nova Venécia (18/09), Colatina (20/09) e Região Metropolitana (25/09). Em breve serão divulgadas informações sobre inscrições e locais de realização.
Participaram do encontro na Aderes, Aguilane Furtado e Rubens Patrocínio Senna, representando a Caritas; Yvana Teixeira e Mirelle Simões de Aguiar do Ministério do Trabalho; Kézia Alice da Rede Comsol – Feps; Maria do Carmo e Lucio Heleno da Reunes; Jovita Maria e Celia Regina da Revivesol; Tiago Uliana da Rede Desenvolver; Vinicius Soares da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Dettmann Mendes do Instituto GG5; e Renato Alexandre Rangel, Jennyfer Nicole e João Carlos Coutinho da Aderes.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Aderes
Kleber Amorim
(27) 99957-4165
kleber.moreira@aderes.es.gov.br