Capital capixaba dos tropeiros, Ibatiba, realiza nesta sexta-feira (26) e no sábado (27), mais um Pouso dos Tropeiros, evento com a finalidade de resgatar a história dos antepassados cavaleiros, que desbravaram o território que hoje é o município. Foram eles que deram início também aos tradicionais, feijão tropeiro e música de viola, bastante apreciados no lugar.
Em sua décima edição, o festejo conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes). A organização do evento, espera a participação de três mil visitantes em cada dia da festa.
“O objetivo da Aderes em apoiar um evento como o Pouso dos Tropeiros é de promover o Agroturismo e a Agroindústria do município de Ibatiba, por meio da atividade turística e fortalecimento da cultura do tropeirismo, como alavancas propulsoras socioeconômicas de um destino”, explica o diretor geral da Aderes, Alberto Gavini.
Tradicionalmente em um momento do evento, os tropeiros seguem pela sede do município. Neste ano, a saída da tropa acontece da casa da Tia Leozina, em frente à cabana Beira Rio com destino a Praça David Gomes. Ambos lugares ficam no Centro de Ibatiba.
Durante o trajeto, os tropeiros são acompanhados por diversas pessoas que vão atrás do fogão à lenha sobre rodas e do “Tropeiro Móvel”, com direito a muita moda de viola e paradas para a contação de causos.
Programação
Sexta-feira (26)
18h - Abertura oficial;
20h - Show com Matheus e Guilherme
23h - Show com Bruno Marlon e Gabriel;
Sábado (27)
11h30 - Apresentação da Fanfarra da Apae;
12h - Abertura da festa e show com Jeréba;
15h - Aula Show com Vovó Rosinha;
16h - Aula Show com o Chef Phelipe Heringer;
17h - Apresentação cultural tradicional com Raphael e Olinda;
19h - Pouso da tropa com saída da casa da Tia Leozina, que fica em frente a cabana Beira Rio;
21h - Show com Marcos e Willian;
23h30 - Show com a banda Forró Xonado.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Aderes
Kleber Amorim