29/11/2024 10h28 - Atualizado em 29/11/2024 11h46

Eleitos os delegados que representarão o estado em Conferência Nacional de Economia Solidária

Durante o segundo dia da 4ª Conferência Estadual de Economia Solidária, evento que conta com o apoio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e realizado nesta quinta-feira (28), em Santa Lúcia, Vitória, foram eleitos os 20 delegados que representarão o Espírito Santo na 4° Conferência Nacional de Economia Solidária, marcada para agosto de 2025, em Brasília.

O encontro nacional terá como tema: “Políticas Públicas de Economia Popular e Solidária: Construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação”. Serão 10 delegados capixabas a representar empreendimentos de economia solidária, sendo 5 representando o poder público e 5 de entidades de assessoramento ou movimentos sociais ligados à Economia Solidária. Ainda foram escolhidos 12 suplentes prioritários e 32 suplentes de forma aleatória.

“Além de representar o estado, os delegados vão apresentar e defender as propostas que foram debatidas aqui para a construção do plano estadual de economia solidária, que contribuirá para o Plano Nacional do segmento, que sairá de Brasília”, explica Renato Alexandre Rangel, gerente de Economia Solidária e Microcrédito da Aderes.

Durante a abertura do evento capixaba na quarta-feira (27), o diretor-geral da Aderes, Alberto Gavini, afirmou que o compromisso da Aderes é com o desenvolvimento sustentável e com políticas públicas que incentivem o trabalho associativo, contribuindo para a construção de territórios mais democráticos e prósperos.

Aprovação

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (27), projeto de lei que cria a Política Nacional de Economia Solidária e um sistema de igual nome para articular as ações de fomento a empreendimentos com essa característica. O texto será enviado à sanção presidencial.

O projeto caracteriza um empreendimento de economia solidária como aquele de fins econômicos e sem fins lucrativos, autogerido por seus membros, que devem exercer coletivamente as atividades econômicas e a decisão sobre a partilha dos seus resultados.

Assessoria de Comunicação da Aderes
Rafaela Maia / Kleber Amorim
(27) 99749-9483 / 99957-4165
rafaela.souza@aderes.es.gov.br / kleber.moreira@aderes.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard