Quem quiser conhecer a produção de empreendedores de norte a sul do Estado pode conferir a Feira Sabores da Terra, que começa na próxima quinta-feira (11) e segue até domingo (14), Dia das Mães, na Praça do Papa, em Vitória. O evento vai reunir delícias gastronômicas, produtos da agroindústria e da agricultura familiar, cafés especiais, cachaças diferenciadas e queijos premiados. Além disso, a feira vai contar com Cidade Solidária e Espaço MEI, e apresentações culturais. A entrada é gratuita.
Os visitantes que forem conferir as novidades da Sabores da Terra vão encontrar produtos a partir de R$ 5,00. Entre as novidades, está o cotelone, que é um embutido a base de porco, vinho tinto seco e especiarias como canela, cravo e noz moscada. O produto é um lançamento da Agroindústria Don Carloni, de Nova Venécia. Segundo o empreendedor Otamir Carlini, o produto é uma adaptação do tradicional Zamponi italiano.
Já a Zandonade Cafés Especiais vai levar lançamentos de novos lotes com perfis sensoriais de maçã do amor, mel, caramelo, rapadura, além de pêssego em calda. Para a empreendedora Tatiane Zandonade, essa é uma curadoria de toda safra do sítio localizado em Venda Nova do Imigrante, onde foram selecionados os melhores cafés que serão apresentados ao público da Sabores da Terra. “Estamos preparando degustações e kits personalizados para quem gosta de um bom café”, disse a empreendedora rural.
Para o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Alberto Farias Gavini Filho, a Sabores da Terra é uma feira muito aguardada pelo público capixaba, já que traz para Vitória os sabores de todo o Espírito Santo. “Proporcionar ao empreendedor do Estado a possibilidade de divulgar seu produto é de extrema importância para o desenvolvimento dos pequenos negócios. Na feira, é possível conectar o produtor de todas as regiões do Espírito Santo ao público que está na Região Metropolitana”, comentou.
Tombo da Polenta
De Venda Nova do Imigrante vem uma tradição muito comum: o tombo da polenta. Neste ano, o momento tradicional terá vez na Praça do Papa, com a presença da realeza do município, de voluntários e de descendentes de italianos para realizar o cortejo e o mini tombo da polenta. O momento traz tradição e cultura italiana para a Feira, além, claro, do sabor do prato típico da cidade, que será servido aos visitantes com um molho especial.
Tombo da Papa
“Ao anunciar o ‘tombo da papa’ também como uma das atrações, queremos evidenciar a importância que esse prato típico tem para o Estado, pois é uma delícia gastronômica que lembra nossas raízes e tradições, e que nem todos os capixabas conhecem. Além disso, o evento é uma oportunidade de apresentar aos visitantes o que a força da agricultura familiar representa, com a exposição de diversos produtos feitos com muito carinho e dedicação”, afirmou o organizador do evento, Ademir Dadalto.
Para a sobremesa, opção é o que não falta. Chocolates e doces artesanais de diversas formas de preparos e sabores. Além de cafés especiais em grãos e em pó, destilados artesanais e demais delícias capixabas.
Produtos com preços acessíveis
Além de provar as diversas delícias produzidas em terras capixabas e apreciar artesanatos de vários tipos, o evento é uma excelente oportunidade de conhecer novos sabores sem gastar muito. Os produtos são vendidos a preços acessíveis para que todos possam aproveitar da culinária. Além de opções gastronômicas, os visitantes poderão adquirir flores, bebidas e escolher presentes especiais para o Dia das Mães.
A Feira Sabores da Terra tem o apoio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES).
Serviço:
Feira Sabores da Terra
Evento gratuito, que acontece de 11 a 14 de maio, na Praça do Papa, em Vitória.
Programação:
Quinta-feira – 11 de maio
Horário: das 16h às 22 horas
19h30 – Grupo Folclórico Tanzfreude – Categoria Juvenil.
20h –Grupo Folclórico Bergfreunde de Campinho
20h30 –Tony da Viola
Sexta-feira – 12 de maio
Horário: das 16h às 22 horas
19h - Mini Tombo da Polenta
20h - Rogerio Viana Voz e Violão
Sábado – 13 de maio
Horário: das 14h às 22 horas
15h30 –Grupo de Danças Folclóricas Alemã Land Der Berge
16h – Grupo de Reis São Sebastião de Afonso Cláudio
17h – Carroceiros
18h – Grupo Tanzerland e Grupo Pommerland,
19h – Tombo da Papa
19h30 – Grupo de Danças Folclóricas Frau Karolin
20h – Luciano Daré & Lara Marinato
Domingo - 14 de maio
Horário: das 10h às 18 horas
12h – Mirano Schule
13h30 – Grupo de Dança do Circolo Trentino Di Santa Teresa
14h – Grupo Holland Dans – Categoria Infantil - Danças Holandesas, 15h – apresentação Grupo Folclórico de Dança Imperial Português
16h30 –Brasil Tambores
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Aderes
Débora Pedroza
(27) 99309-8431
debora.pedroza@aderes.es.gov.br