28/05/2024 12h14

Governo Federal vai atender prefeituras durante a Feira dos Municípios

Os 78 municípios do Espírito Santo vão receber atendimento direto de representantes de Ministérios do Governo Federal e Bancos Públicos, que estão vindo direto de Brasília, para dar suporte aos gestores durante a Feira dos Municípios, que acontece de 06 a 09 de junho, no Pavilhão de Carapina, na Serra. A ação tem a finalidade de fomentar a articulação entre instituições das três esferas de governo, assim como a construção de um canal permanente de proximidade e informação entre os entes federados.

A iniciativa da Secretaria Especial de Assuntos Federativos (SEAF) da Presidência da República, promove a participação ativa dos Ministérios e demais órgãos federais em um esforço conjunto para democratizar o acesso aos programas e serviços essenciais.

Nesse sentido, estarão presentes na Feira dos Municípios, com um espaço específico de atendimento, os Ministérios da Igualdade Racial (MIR), Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Saúde (MS), Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Agricultura e Pecuária (MAPA), Minas e Energias (MME), Secretaria das Relações Institucionais (SRI), Controladoria-geral da União (CGU), Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Para o diretor-geral da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes), Alberto Farias Gavini Filho, poder contribuir para que os municípios tenham atendimento direto com os ministérios é de extrema importância para as prefeituras, por isso, é importante que os gestores públicos municipais venham preparados com suas demandas para que o atendimento seja o mais efetivo possível.

“A vinda de representantes ministérios para feira dos Municípios vai permitir aos gestores públicos que consigam, de forma presencial, resolver, com mais agilidade, as pendências de alguns projetos ou programas com o Governo Federal. Para isso, oriento a todos os prefeitos que se preparem com a suas áreas técnicas a buscarem suas demandas para que possam apresentar aos técnicos dos ministérios e bancos públicos que vão prestar atendimento de forma otimizada e eficaz”, afirmou Gavini.

Entre os ministérios que vão prestar atendimento está o da Saúde. Com ele, os municípios podem buscar atendimentos relacionados à instalação de uma Unidade de Saúde na cidade, para isso, os técnicos vão instruir o que precisa ser feito, em relação à documentação necessária para buscar financiamento para instalação ou compra de equipamentos. Além disso, também será prestado atendimento à atenção primária, imunização, atenção especializada, entre outros serviços ofertados. Outros 10 ministérios e bancos públicos estarão disponíveis para receber as demandas dos municípios.

Débora Pedroza - 027 99309-8431