Linhas de financiamento para a transição energética foi tema do painel moderado pelo diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes), Alberto Farias Gavini Filho, durante a Feira e Fórum de Energia (Fenergia 2021) na última quarta-feira (24), no Centro de Convenções de Vitória.
Entre os palestrantes do painel estavam o diretor de Negócios do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Marcos Kneip Navarro; o superintendente de Crédito do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), Leonardo de Oliveira Boa, além do gerente geral da agência de Colatina do Banco do Nordeste, Áquilla Cerqueira e Lima.
Alberto Gavini ressaltou que o Governo do Estado tem trabalhado ações voltadas para a transição energética. Para isso, desenvolveu o Programa de Geração de Energias Renováveis (Gerar), com o propósito de conceder incentivos para quem deseja iniciar essa mudança.
Além disso, o programa tem outros objetivos, tais como conceder incentivos fiscais e tributários às sociedades empresariais que se dedicam à fabricação de equipamentos geradores de energia renovável, em especial, a solar, eólica offshore e/ou onshore e biomassa; fomentar pesquisas voltadas ao desenvolvimento tecnológico de fontes de energias renováveis, além de estimular o desenvolvimento da cadeia produtiva e do mercado de energia solar fotovoltaica no Estado.
Nesse sentido, o Governo do Estado disponibilizou linhas de financiamento para a área de energia renovável. Entre elas estão a Linha Economia Verde, operada pelo Bandes, e a Linha Crédito Verde, operada pelo Banestes, além de outros tipos de crédito que podem atender desde a pequena até as grandes empresas.
“A Fenergia vem debater um importante tema que é ‘a transição energética no Espírito Santo’, e, nesse caso, as linhas de financiamento vêm ajudar desde os pequenos empreendedores que desejam utilizar a energia renovável, pois, além de promover uma economia substancial, pode aprimorar seu processo produtivo. O governador Casagrande tem esse tema como prioridade”, pontuou Alberto Gavini.
O diretor técnico da Aderes, Hugo Tofoli, também atuou como mediador do painel que tratou das “Oportunidades de Geração de Energia Renovável, a partir dos resíduos no Espírito Santo”.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Aderes
Débora Pedroza
(027) 99309-8431
debora.pedroza@aderes.es.gov.br