A sala de reuniões da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) foi o ambiente propício para a reunião mensal da Economia Solidária, que agrega diversos segmentos de empreendedores, como catadores de material reciclável, artesãos, trabalhadores da agricultura familiar e outros.
A pauta principal foi a reformulação do Comitê Gestor de Acompanhamento Convênio dos Catadores de Material Reciclável, que agora reúne catadores das seis regiões capixabas e representantes da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Fórum de Economia Popular Solidária (FEPS), Ministério Público do Espírito Santo, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Instituto Sindimicro e Aderes. Além do aumento de representatividade, a reformulação visa dar mais transparência ao trabalho e organização do segmento dos catadores.
Para Maria do Carmo Cantilio Felipe, representante da Associação de Catadores Recuperlixo, da Serra, a reunião foi motivo de muita felicidade, pois todos tiveram oportunidade de falar, houve muita transparência e ela espera que a Aderes continue esse trabalho de transformação.
A Coordenadora de Projetos da Amunes, Viviane Ferraço Marino, ressaltou o crescimento das associações de catadores no Espírito Santo, que nos últimos anos passou de 16 para 76, vem tirando muita gente da informalidade e está deixando os catadores cada vez mais seguros nesse ambiente de negócios.
Hugo Santos Tofoli, coordenador geral do Sindimicro, disse que foi muito importante na reunião a presença de representantes de todo o Estado, tanto de prefeituras quanto de associações, o que possibilitou uma discussão conjunta, com muita troca de experiências e informações.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes:
Manuella Romeiro 3636-9708 / 99942-9537 manuella.romeiro@sedes.es.gov.br
Marco Valério Magalhães 3636-9707 / 988174824 marco.magalhaes@sedes.es.gov.br