13/10/2020 14h45 - Atualizado em 13/10/2020 15h33

Aderes abre inscrição para empreendedores que querem receber consultoria gratuita em marketing

Mapear o mercado e entende-lo: vou trabalhar com um mercado de pessoas que precisam de quê? Esse será um dos questionamentos respondidos por meio de consultoria gratuita em marketing oferecida a donos de pequenos negócios. Trata-se de uma parceria de cooperação técnico-científica realizada entre a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes) e o Centro Universitário Salesiano (UniSales). 

O objetivo da parceria é contribuir na recuperação dos negócios e no desenvolvimento de novas estratégias que auxiliem os empreendedores na retomada da economia com uma gestão estruturada e competitiva. Em sua primeira fase, que vai até novembro, acontecem três módulos de estudo, sendo o primeiro em Pesquisa de Mercado, o segundo em Estratégia de Comercialização, e o terceiro em Campanhas Promocionais. Ao todo, serão atendidos 15 empreendedores, que receberão 72 horas de consultoria.

A diretora administrativa e financeira da Aderes, Sandra Aragão, disse que o objetivo é implementar políticas públicas para os pequenos negócios, e a capacitação é uma dessas. Sandra Aragão falou ainda que contribuir para o crescimento e fortalecimento dos empreendedores, com orientação e conhecimento, é o objetivo da instituição. 

“Poucos empreendedores conhecem gestão. A maioria começa por necessidade e não faz pesquisa de mercado, plano de negócios, nem estabelece estratégias de vendas, metas. Já começam abrindo um negócio, para sobreviver. Se esses empreendedores tiverem o conhecimento, a chance de ter sucesso é maior. A parceria com a UniSales será fundamental para isso, pois se trata de um estudo prático com os empreendedores”, explicou.  

Segundo a coordenadora do curso de Administração e do projeto de consultoria, Viviane Nunes, os empreendedores serão atendidos por alunos do curso de Administração auxiliados por professores, que vão desenvolver propostas de soluções para potenciais problemas reais. Os encontros serão on-line e acontecerão na plataforma Microsoft Teams.

O projeto começou na última quinta-feira (17) com a temática Pesquisa de Mercado. Cinco empreendedores participaram da reunião inaugural, que aconteceu on-line, com os alunos e professores do curso de Administração do Unisales, a professora coordenadora do projeto Viviane Nunes e a diretora administrava e financeira da Aderes, Sandra Aragão. 

Empreendedores interessados em receber consultoria nos módulos de Estratégia de Comercialização ou Campanhas Promocionais devem enviar e-mail para sandra.aragao@aderes.es.gov.br, informando qual módulo de interesse, além dos dados de identificação: nome completo, da pessoa física ou jurídica; CPF/CNPJ; bairro e município; e ramo de atividade.  

Para o coordenador do Inova - Núcleo de Empreendedorismo e Inovação do UniSales, Marcos Spianssé, essa é uma oportunidade de atendimento às demandas reais do setor produtivo. “Vamos trabalhar o aprendizado por meio da resolução de problemas reais oriundos do setor produtivo, que serão solucionados através dos projetos integradores de extensão que compõem o modelo pedagógico do UniSales. Este processo contribui tanto para a construção da competência dos estudantes quanto para as organizações demandantes, que poderão utilizar o produto que for gerado no meio acadêmico em seu próprio benefício”, afirmou Spinassé.

Mais iniciativas

Essa é uma das ações que a Aderes lançou com a finalidade de impulsionar a retomada da economia dos pequenos negócios. De acordo com o diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, outras iniciativas estão sendo trabalhadas como qualificação profissional, capacitação, entregas de equipamentos e veículos, abertura de lojas, entrega de cestas de alimentos saudáveis e confecção de máscaras.

Conheça mais ações da Aderes para Impulsionar a Economia do Pequeno Negócio

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Aderes

Débora Pedroza

3636-8565
debora.pedroza@aderes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard