29/03/2019 17h59

Aderes e Ifes firmam protocolo de intenções para capacitação de produtores de carne de sol

Com a presença do governador Renato Casagrande, a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Montanha, assinaram, nesta sexta-feira (29), um Protocolo de Intenções para o desenvolvimento de atividades de capacitação da Associação de Produtores de Carne de Sol do Vale do Itaúnas (Apenc).

O acordo tem por finalidade consolidar a articulação institucional para a identificação geográfica da carne de sol da região Vale do Itaúnas, que é formado pelos municípios de Montanha, Pinheiros, Mucurici, Ponto Belo, Pedro Canário, Boa Esperança e Conceição da Barra.

“A carne de sol é um produto tradicional e um ícone gastronômico que gera renda e desenvolvimento a partir de pequenos empreendedores. O objetivo da Aderes é criar ambientes de negócios favoráveis para o desenvolvimento desses empreendedores. A união de forças com o Ifes possibilitará a capacitação dos produtores e adequação à legislação nacional. Temos certeza que a produção de carne de sol no Espírito Santo se transformará num grande caso de sucesso”, explicou o diretor-geral da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho.

Dentre as atribuições da Aderes estão a capacitação dos empreendedores participantes na gestão dos seus negócios; fomento à organização de “Núcleos de Produção” para produção de Carne de Sol; aplicação de consultorias em novas tecnologias com foco na divulgação e comercialização da Carne de Sol, além da verificação dos resultados do programa.

A Associação de Produtores já possui projetos em parceria com o Instituto Federal e agora busca o selo de identificação geográfica. Atualmente, os associados à Apenc contam com autorização para o abate de animais, mas não possuem local próprio para a venda dos produtos, o que requer uma série de adequações, sobretudo, sanitárias.

O diretor-geral do Ifes-Campus Montanha, André dos Santos Sampaio, espera que a parceria permita que a produção seja reconhecida nacionalmente. “Ficamos extremamente felizes com essa parceria com a Aderes, porque mostra que o Governo do Estado se sensibiliza com as causas dos pequenos produtores e que está aberto ao diálogo”.

Indicação geográfica

A Indicação Geográfica (IG) é um ativo de propriedade industrial usado para identificar a origem de um determinado produto ou serviço, quando o local tenha se tornado conhecido, ou quando certa característica ou qualidade desse produto ou serviço se deva à sua origem geográfica.

A proteção concedida por uma IG, além de preservar as tradições locais, possui o potencial de diferenciar produtos e serviços, melhorar o acesso ao mercado e promover o desenvolvimento regional, gerando efeitos para produtores, prestadores de serviço e consumidores.

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem

Andreia Foeger
(27) 3636.9707 - 99942-9537
andreia.foeger@sedes.es.gov.br
Cintia Dias
(27) 3636.9708 - 99234-1291
cintia.dias@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard