10/04/2019 18h15 - Atualizado em 10/04/2019 18h16

Aderes e Ifes Piúma debatem projeto de empreendedorismo

Foto: Divulgação/Aderes

Com o objetivo de capacitar empreendedores na atividade pesqueira, o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Alberto Farias Gavini Filho, visitou nesta quarta-feira (10) o diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), Marcelo Fanttini Polese.

O projeto terá também o objetivo de incrementar o empreendedorismo feminino, estendendo a capacitação para as mulheres, sem esquecer, ainda, dos filhos dos pescadores. A inserção do pescado na merenda escolar é outra proposta desta parceria.

Participaram da reunião ainda o diretor técnico da Agência, Hugo Tofoli, e os gerente de Integração Regional, Alexsandro Lopes Pereira; e de Micro e Pequenas Empresas, Helton Braz Scarpe.

Segundo Gavini o projeto será voltado para os empreendedores que vivem da pesca. “Sejam eles provenientes das associações de pescadores, marisqueiros ou que cultivem a piscicultura, como criadores de tilápia. A intenção é dotá-los de conhecimento sobre gestão e sobre como agregar valor à sua atividade, explorando melhor os benefícios do pescado”, disse.

O diretor técnico da Aderes, Hugo Tofoli, explicou que o trabalho terá início pela revisão e atualização do plano de Pesca e Aquicultura Sustentável do Espírito Santo, que vigorou entre 2013 e 2015.

“Identificamos as ações voltadas ao empreendedorismo que constam no plano, e vamos nos concentrar nelas. Em um primeiro momento, ainda neste semestre, haverá a atualização em seminários. Paralelamente vamos programar ações de capacitação em beneficiamento do pescado com as associações de pescadores, dentro do nosso programa Capacitar para empreender”, afirmou.

Informações à imprensa:
Andreia Foeger