16/05/2023 14h50

Aderes entrega diagnóstico turístico e econômico para o distrito de Piaçu

Identificar o potencial turístico e econômico do distrito de Piaçu, no município de Muniz Freire. Esse foi o objetivo do estudo realizado pelo Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), em parceria com o Instituto para o Desenvolvimento do Empreendedorismo do Estado do Espírito Santo (Instituto Sindimicro).

O “Diagnóstico Turístico e Econômico de Piaçu” foi entregue ao prefeito de Muniz Freire, Gesi Antônio da Silva Junior, o Dito, na última sexta-feira (12), em solenidade realizado no município, com as presenças do diretor técnico da Aderes, Hugo Tofoli, e do assessor técnico da diretoria, Alexandre Passos, entre outras autoridades.

O estudo mapeou os atrativos turísticos naturais e culturais da região, além de verificar o atual estágio das atividades econômicas locais. Também foi realizado o levantamento das propriedades da agricultura familiar com o potencial para o fomento da atividade, assim como dos serviços e equipamentos turísticos disponíveis e da infraestrutura de apoio existente.

O coordenador do estudo na Aderes, Alexandre Passos, ressaltou que, a partir das informações coletadas durante a pesquisa, foi possível elencar as potencialidades locais e os obstáculos e desafios para o desenvolvimento da vocação turística da região.

“A partir do diagnóstico elaborado pela equipe técnica, foi possível determinar que Piaçu tem vocação turística para desenvolver os segmentos de Agroturismo, Ecoturismo e Turismo de Aventura. No entanto, para que o turismo seja desenvolvido de forma sustentável, é necessário reduzir os gargalos existentes utilizando estratégias que possibilitem a estruturação dos produtos e do destino”, destacou Alexandre Passos.

Além disso, o estudo identificou as iniciativas de pequenos produtores que passaram a agregar a produção com o turismo, ampliando, dessa forma, as atividades da propriedade, promovendo a economia local e a valorização cultural.

“As cadeias de produção associada ao turismo são potencializadas, fomentando cenários que valorizam a produção local, a gestão familiar desses negócios e o escoamento de produtos por meio da ampliação da comercialização. Tanto os produtos quanto os seus processos produtivos integram a economia local e são uma importante ferramenta de diversificação da oferta turística, além de contribuírem para a atratividade do destino”, afirmou Hugo Tofoli.

Nesse sentido, a produção agropecuária local pode agregar valor ao turismo quando são valorizados cada um dos estágios de seu processo, assim como as pessoas envolvidas. “Vivenciar a paisagem rural e suas atividades rotineiras se torna uma experiência diferenciada para um turista que busca cada vez mais uma experiência completa”, pontuou Tofoli.