20/08/2019 14h26 - Atualizado em 20/08/2019 14h33

Aderes incorpora ODS ao seu planejamento estratégico

A Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) recebeu na manhã desta terça-feira (20) representantes do Movimento Nacional e Estadual dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), Nemecio Muller e Denice Silva Gonçalves, respectivamente. Na pauta, a adesão da Aderes aos ODS.

Para o diretor-presidente da Aderes, Alberto Gavini, este é um importante movimento para melhorar a realidade mundial. “Os ODS englobam todos os países, que pactuaram metas para serem atingidas até 2030. Nosso governador é sensível com as causas listadas, e abriu o Estado a implementar as ações necessárias para contribuir com o alcance das metas. Ficamos satisfeitos de ver que a Aderes pode incorporar suas ações a vários dos 17 objetivos listados”, explica.

O coordenador nacional de Pesquisa e Desenvolvimento dos ODS, Nemecio Muller, veio do Paraná para participar do encontro. Suas expectativas são de ver os objetivos incorporados ao dia a dia das organizações. “É gratificante ver instituições como a Aderes agregando os objetivos ao seu planejamento, prevendo ações em cada um de seus projetos”, agradece.

Denice Silva Gonçalves, coordenadora do Movimento Nacional do ODS no Espírito Santo, explicou que, a partir do interesse do governador Renato Casagrande, vem visitando vários órgãos do executivo estadual. “Nosso intuito é ajudá-los a cumprir as metas do ODS, melhorar a qualidade de vida dos capixabas e fazer com que o Espírito Santo dê a sua contribuição para que o Brasil atinja os patamares listados. Vimos que a Aderes está com vontade de inovar e produzir eficiência nos trabalhos oferecidos aos empreendedores”, relata.

Bruno Navarro, do Núcleo Camaleão e parceiro do Movimento Estadual, conduziu as dinâmicas que permitiram aos servidores da Aderes incorporarem os ODS às ações listadas em seu planejamento estratégico. “Foi fantástico ver o quanto se envolveram e se comprometeram em alcançar os objetivos listados”, diz.

Para o diretor técnico da Aderes, Hugo Tofoli, a Agência tem a característica de se enquadrar em vários dos objetivos. “O objetivo 8, de promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos, é claramente o que mais se adequa à Aderes, mas vemos que perpassamos por vários outros. Veja como exemplo o projeto Delas, que tem como objetivo resgatar a autoestima de mulheres de todas as idades e classes sociais, dando oportunidade de apreender, empreender e gerar trabalho e renda por intermédio de cursos, oficinas, capacitações e palestras. O Delas engloba o objetivo de alcançar a igualdade de gênero e empoderar as mulheres, além de se relacionar com os de bem-estar e educação; assim com o projeto voltado para catadores de material reciclado visa a erradicação da pobreza, mas também o bem-estar, o benefício ao meio ambiente e, claro, o fomento do empreendedorismo”, diz.

No encontro, foi produzido o mapa mental da Aderes e relacionados os ODS ao planejamento estratégico do órgão. O próximo passo é aprofundar as metas e indicadores.

SOBRE OS ODS

• Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma coleção de 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
  • As metas são amplas e interdependentes, mas cada uma tem uma lista separada de metas a serem alcançadas. Atingir todos os 169 alvos indicaria a realização de todos os 17 objetivos. Os ODS abrangem questões de desenvolvimento social e econômico, incluindo pobreza, fomesaúdeeducaçãoaquecimento globaligualdade de gêneroáguasaneamentoenergiaurbanizaçãomeio ambiente e justiça social.
  • Conheça os ODS: Erradicação da pobreza, Fome zero e agricultura sustentável, Saúde e bem-estar, Educação de qualidade, Igualdade de gênero,  Água limpa e saneamento, Energia limpa e acessível,  Trabalho decente e crescimento econômico, Inovação infraestrutura,  Redução das desigualdades, Cidades e comunidades sustentáveis, Consumo e produção responsáveis,  Ação contra a mudança global do clima, Vida na água (conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares, e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável), Vida terrestre (proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade), Paz, justiça e instituições  e Parcerias e meios de implementação.

Informações à imprensa:

Andreia Foeger