11/11/2021 17h45

Aderes inicia oficinas sobre Artesanato Competitivo

Oficina Artesanato Competitivo na região do Caparaó

A Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes), em parceria com o Ministério da Economia, dá início ao Projeto Artesanato Competitivo, que tem a finalidade de aperfeiçoar e promover a produção do artesanato do Espírito Santo.

O projeto será coordenado pelo gerente de Artesanato da Aderes, Juliano Nogueira, em conjunto com a Secretaria de Micro e Pequena Empesa e Artesanato do Ministério da Economia, por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

Segundo Juliano Nogueira, o projeto está em fase de implantação e conta com a realização de 40 oficinas, distribuídas em dez regiões do Estado. A finalidade é mapear os artesãos e suas referências regionais. Os primeiros locais a receberem a equipe que está conduzindo o projeto foram Guaçuí, na região do Caparaó, e Cachoeiro de Itapemirim, na região sul do Estado.

O gerente do Artesanato da Aderes disse ainda que após a conclusão das oficinas, a fase seguinte do projeto será a realização dos cursos que vai contar com as disciplinas essenciais para o aprimoramento de área, como ações introdutórias, técnicas de manejo – de acordo com a necessidade do município –, capacitação técnica, identidade visual, gestão, marketing e comercialização.

“Artesanato competitivo é um programa de origem da Colômbia que o Ministério da Economia está trazendo para o Brasil, e o Espírito Santo é o primeiro estado a dar início ao projeto de abrangência nacional. O objetivo é qualificar o artesanato de acordo com sua regionalidade, proporcionando ao artesão que trabalhe melhor o seu produto, para torná-lo mais competitivo”, afirmou.

Nogueira também destacou que o trabalho dos 400 artesãos atendidos passará por uma curadoria e o resultado será apresentado em forma de catálogo internacional, que vai representar o Espírito Santo. Nesse sentido, o Estado vai se tornar referência, quando o assunto tratado for artesanato qualificado.

Para o diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, essa parceria tem a finalidade de qualificar o artesão capixaba. “O artesão capixaba já apresenta um produto de excelente qualidade, mas esse programa vem para tornar o artesanato do Estado mais competitivo. Por isso, será oferecido treinamentos que vai desde o atendimento até a entrega final do produto”, pontuou.