26/03/2020 12h32 - Atualizado em 26/03/2020 16h38

Aderes orienta micro e pequenas empresas para enfrentar a crise

Foto: Imagem Freepik
Imagem de rede social

A Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes), sabe que você, dono do pequeno negócio, está cheio de preocupações nesse momento de pandemia causada pelo novo Coronavírus (Covid-19). Queremos te falar que estamos ao seu lado e juntos vamos superar essa crise.

Para isso, o presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, orienta os donos de pequenos negócios que adotem ações que possam minimizar os impactos financeiros trazidos pela pandemia.

“Precisamos apoiar e proteger os pequenos negócios. Além de orientar os empreendedores, é importante incentivar a compra dos pequenos comerciantes, produtores, profissionais de beleza, alimentação e outros segmentos. A saúde coletiva e financeira dos micro e pequenos empreendedores depende de nossas ações”, propõe Gavini.

A internet é uma boa alternativa para divulgar o trabalho realizado, vender os produtos e se manter no mercado. Por conta disso, priorize o atendimento online.

É fundamental adotar o trabalho de casa, via home office, assim evitamos a circulação de pessoas em locais públicos e coletivos.

Para os negócios essenciais, que podem ficar abertos, disponibilizem álcool gel 70%, e se possível, água e sabão para clientes e colaboradores. É importante lembrar que ao final de cada atendimento as bancadas e maçanetas devem ser higienizadas.

Manter os ambientes ventilados. A preferência é por janelas abertas e ar condicionado desligado.

É importante lembrar que conforme determinação do Estado, fica permitida apenas a abertura de estabelecimento como farmácias, comércios atacadistas, distribuidoras de gás de cozinha e de água, supermercados, padarias, lojas de alimentação, lojas de cuidados animais e insumos agrícolas, postos de combustíveis, restaurantes e lanchonetes.

No caso dos restaurantes e lanchonetes, o horário de atendimento e consumo presencial fica limitado às 16 horas. A limitação não se aplica no caso de retiradas no próprio estabelecimento e entregas (delivery).

Os estabelecimentos comerciais podem realizar a entrega de produtos, não há qualquer vedação neste caso.

Mas redobre a atenção, evite o contato com o entregador e faça a higienização dos produtos e também das mãos para evitar o contágio.

A Aderes, como medida protetiva, adotou para parte da equipe de servidores as atividades pelo regime home office. Os atendimentos devem ser realizados pelo telefone

(27) 3636-8552 e/ou e-mail gabinete@aderes.es.gov.br.

Acompanhe nossas ações também pela página no facebook/aderes.gov

Dicas Mantenha a Presença Digital https://www.facebook.com/aderes.gov/videos/211480676597066/

Dicas Gestão de Crise https://www.facebook.com/aderes.gov/posts/199761428121888

Campanha Fique em casa, mas cuide do Pequeno Negócio https://aderes.es.gov.br/Not%C3%ADcia/aderes-lanca-campanha-de-apoio-a-micro-e-pequenas-empresas-para-enfrentar-crise

Legislação: Medidas Provisórias https://www.facebook.com/aderes.gov/videos/237094717421254/ 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Aderes
Débora Pedroza
(27) 3636-8565 / 27 99309-8431
debora.pedroza@aderes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard