17/01/2020 16h25

Aderes participa do 1° Encontro da Rede de Catadores de Materiais Reciclados da Região Norte

A Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) participou do 1° Encontro da Rede de Catadores de Materiais Reciclados da Região Norte do Espírito Santo. A reunião foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município de Montanha, nessa quinta-feira (16).

Durante o encontro, os catadores discutiram pautas que podem beneficiar suas atividades diárias e também debateram sobre o padrão de qualidade dos materiais que são coletados e reciclados. A próxima reunião está marcada para daqui a três meses, no município de Pinheiros. 

O diretor-técnico da Aderes, Hugo Tofoli, explica que a Agência apoia as associações e oferece aos catadores suporte para emancipação econômica e administrativa, contribuindo para a gestão dos negócios que fica por conta dos próprios catadores. “Durante as reuniões eles conseguem trocar informações, resolver problemas e identificar soluções para a melhoria dos empreendimentos, e isso demonstra o amadurecimento e a organização do trabalho dos catadores”, afirma.

Já a presidente da Rede Norte de Catadores, Mirani dos Santos, esclarece que o encontro serviu para fortalecer toda a equipe de associados e também para explanar dúvidas e questionamentos acerca do trabalho de reciclagem. “O encontro foi enriquecedor, já que reunimos quase 90 pessoas com o intuito de conversar sobre padrão de qualidade e novas formas de agregar preço e valor aos nossos produtos”, afirma.

Ao todo, representantes de nove associações dos municípios da região Norte estivem presentes, tais como de Mucurici, Montanha, Ponto Belo, Água Doce do Norte, Ecoporanga, Pinheiros, Boa Esperança, São Mateus e Pedro Canário. Compareceram também o diretor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), do campus de Montanha, André Sampaio; e a empresa de reciclagem Estrela, de Cachoeiro de Itapemirim, que contribuiu com informações sobre separação de resíduos e sobre o aumento de vendas dos materiais reciclados.

Texto: Carolina Moreira

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem

Andreia Foeger / Roberto Riccio

(27) 3636-9707 - 99942-9537 / 3636-9708

andreia.foeger@sedes.es.gov.br / roberto.riccio@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard