15/02/2019 09h46 - Atualizado em 18/02/2019 10h40

Aderes realiza planejamento estratégico da gestão

Aconteceu nesta sexta-feira (15) o Planejamento Estratégico da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes). Participaram do evento, realizado no auditório do Sebrae-ES, todo o corpo de servidores do órgão, entre diretores, gerentes, assessores e técnicos, além de representantes de cada segmento em que a Agência atua.

A vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, participou da abertura do evento. “Planejar é preciso. Essa iniciativa da Aderes vem ao encontro das expectativas do Governo, de planejar programas que tenham efetividade na vida das pessoas, cumprindo o objetivo estratégico do órgão. É melhor que se planeje muito, se debata muito, para que se execute bem”, ressalta.

O evento foi aberto pelo secretário de Desenvolvimento, Heber Resende, que ressaltou a importância da iniciativa: “O planejamento é uma excelente peça de comunicação, pois conecta os públicos interessados aos objetivos traçados, o que contribui para o alcance dos resultados”, disse.

A subsecretária de Planejamento e Projetos, Joseane Zoghbi, também prestigiou o evento. “A Aderes sai na vanguarda, iniciando esse planejamento em um momento importante de definição da estratégia alinhada com os objetivos do Governo do Estado”, afirmou.

O objetivo do encontro, segundo o diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, foi estudar os cenários econômico e político e traçar estratégias para fomento aos negócios dos micro e pequenos empresários. “A expectativa é organizar e dar direcionamentos estratégicos às ações da Aderes para o exercício do mandato. Traçamos ações, metas e programas para a criação de um ambiente propício para cumprirmos nossa missão, que é promover o desenvolvimento do Espírito Santo a partir dos pequenos negócios”, explicou.

A Aderes tem, entre seus segmentos de atuação, microempreendedores individuais, economia solidária, cooperativas, associações, agricultura familiar e empreendedorismo rural. O planejamento abrange todos esses setores e a forma pela qual a Agência desenvolverá suas ações para beneficiá-los. O documento compreende ações até o ano de 2022.

“Abordamos temas que tratam dos eixos estratégicos que norteiam as atividades do órgão, sempre alinhados ao planejamento estratégico do Governo, em consonância com suas diretrizes”, ressaltou Gavini.

Na ocasião, foram definidos missão, visão, valores, eixos e objetivos estratégicos e as ações. O grupo também elaborou a matriz Swot, acrônimo para forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, que ajuda a definir o cenário de atuação da agência. Os próximos passos são aprimorar o planejamento desmembrando as ações dentro de cada eixo e o objetivo estratégico.

Prestigiaram a iniciativa ainda a Diretoria Executiva do Sebrae-ES, na figura de seu superintendente, Pedro Rigo, do seu diretor técnico, José Eugênio Vieira e do seu diretor de atendimento, Luiz Toniato. Também participaram do evento o prefeito de Santa Leopoldina Vavá Coutinho, o deputado federal Ted Conti e o ex-diretor da Aderes, Odmar Nascimento.

 

Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andréia Foeger
(27) 3636.9707 - 99942-9537
andreia.foeger@sedes.es.gov.br
Cintia Dias
(27) 3636.9708 - 99234-1291
cintia.dias@sedes.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard