26/02/2018 16h13

Aderes repassa verba para apoiar bancos comunitários

A Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) assinou, nesta segunda-feira (26), um termo de colaboração para apoiar oito bancos comunitários do Espírito Santo, em 2018.

As instituições, que cumprem o importante papel de facilitar o acesso ao crédito em comunidades carentes, receberão ao todo R$ 220 mil para despesas de custeio (serão repassados R$ 27,5 mil para cada banco).

“Os bancos comunitários formam um segmento que beneficia regiões com população em situação de vulnerabilidade social no Espírito Santo, prestando serviços de economia solidária, como empréstimos produtivo, habitacional e de consumo a juros mínimos; recebimentos de contas, devido à distância dos bancos convencionais; além de outras ações”, explica o diretor-presidente da Aderes, Edilson Rodes.

Os bancos contemplados estão localizados em Vitória, Cariacica, Vila Velha, Serra e Pedro Canário. Eles são administrados pelas seguintes instituições: Associação Banco Regional Ambiental Solidário, Associação Ateliê de Ideias, Associação das Micro e Pequenas Empresas da Região da Grande Nova Rosa da Penha e Região 08 em Cariacica; Associação Costumes Artes; Associação das Micro e Pequenas Empresas da Região de Vila Nova de Colares e Região de Feu Rosa – Banco Viver; Associação de Voluntários de Cristal do Norte “Semeando o Futuro”, Instituto Verde Vida e Associação das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais da Grande Central Carapina.

Leonora Mol, do Banco Bem (Vitória), disse que o Espírito Santo é o precursor do apoio estadual aos bancos comunitários, porque entendeu a importância dessas instituições para o desenvolvimento regional. Ela disse ainda que todos os 12 bancos comunitários do Estado estão situados em regiões de vulnerabilidade social e econômica, daí sua importância para o apoio a essas comunidades.

Para Jaderson da Silva, o “Jarbas”, do Banco Comunitário Passarela, que fica em Central Carapina (Serra), o aporte de recursos da Aderes possibilita o fortalecimento de diversos projetos sociais que o banco desenvolve na região, como artesanato, trabalho com crianças e empreendimentos de economia solidária.

Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem-ES

Manuella Romeiro 3636-9708 / 99942-9537