28/06/2023 13h22

Aderes reúne catadores de matérias recicláveis organizados no Sustentabilidade Capixaba

Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes) reúne catadores organizados, na Praça do Papa, no evento Sustentabilidade Capixaba, que chega no seu último dia de trabalho nesta quarta-feira (28).  O objetivo da ação da Aderes é conectar os catadores de materiais recicláveis do Estado com a sociedade e mostrar a importância do trabalho realizados por eles para o meio ambiente, e para um futuro mais sustentável,

Orientando como fazer a triagem dos materiais ainda em nossas casas, como funciona uma associação de catadores de materiais recicláveis e realizando palestras para tratar de temas como o mercado de recicláveis, especificações técnicas e compra do material reciclado, pela primeira, vez os catadores organizados estão com uma estrutura na Praça do Papa.

Segundo o diretor técnico da Aderes, Hugo Tofoli, a finalidade dessa ação não é apresentar o projeto catadores para a sociedade, mas apresentar os próprios catadores organizados para o público. “Esses trabalhadores fazem um trabalho muito importante para a sociedade e mio ambiente, no entanto, ainda é marginalizado pela desinformação das pessoas. Nesse sentido, estamos aqui no Sustentabilidade Capixaba, realizando diversas atividades, entre palestras, reunião do Fórum Capixaba de Resíduos Sólidos, também montamos um modelo de uma associação, ensinando as pessoas a separação de resíduos, tudo feito pelos próprios catadores”, afirmou o diretor técnico da Aderes que está acompanhando todo evento de perto.

Hugo Tofoli, disse ainda que essa é mais uma ação para demonstrar a sociedade esses pequenos empreendedores que muitas vezes estão escondidos e temos o propósito de apresenta-los para a sociedade.

Já o presidente da Rede de Economia Solidária dos Catadores Unidos do Estado do Espírito Santo (Reunes), Lúcio Heleno Barbosa dos Santos, afirmou que essa ação da Aderes está sendo muito importante para os catadores, pois esse é o maior evento de Sustentabilidade do Estado, e é de extrema importância a reciclagem fazer parte dessas discussões. “O evento está nos conectando com vários atores das questões ambientais, entre políticos e empresários, pois estamos na busca do crescimento das associações de catadores, no aumento da reciclagem e na valorização dos catadores”, afirmou Lúcio Heleno.  

Além da reciclagem, o evento aborda o tema “Mudanças climáticas e seus impactos na sociedade” e pretende conectar pessoas, negócios, poder público e organizações sociais para compartilhar conhecimentos e experiências a fim de buscar soluções para um futuro mais sustentável.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Aderes
Débora Pedroza
debora.pedroza@aderes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard