17/04/2019 10h52 - Atualizado em 17/04/2019 12h47

Aderes reúne Conselho Estadual de Economia Solidária

A Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) realizou na manhã desta quarta-feira (17) a primeira reunião do Conselho Estadual de Economia Solidária. A entidade abrange representantes da Aderes, das Secretarias de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), do Bandes e membros da sociedade civil indicados pelo Fórum de Economia Popular Solidária (Feps).

Segundo o diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho estão sendo retomadas ações destinadas a este segmento. Com uma semana da publicação do edital da Economia Solidária, já são 23 inscritos. A Aderes agora pretende colocar em prática o disposto, no planejamento estratégico, voltado para o setor. “Temos dois projetos estruturantes na Aderes, o ‘Capacitar para Empreender’ e o “Inova Mercado’, que reúnem 100 projetos. Hoje apresentamos aqueles relacionados à Economia Solidária para o Conselho”, disse.

O diretor técnico da Aderes, Hugo Tofoli, afirmou que serão feitos seminários nas dez microrregiões capixabas para apresentar as legislações voltadas para a economia solidária e para a micro e pequena empresa, além de fomentar a discussão de uma lei específica para o artesanato. “Temos leis que abrangem esses setores que não são de conhecimento amplo. Vamos percorrer as regiões conscientizando sobre a importância delas”.

O Conselho Estadual de Economia Solidária tem reuniões ordinárias mensais e, segundo Gavini, desempenha um importante papel para o Estado. “Uma das premissas do governo de Renato Casagrande é a gestão participativa, em que ouvimos e agimos juntos para elaborar ações benéficas à sociedade. É isso que estamos fazendo aqui, com o Conselho”, explicou.

Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andreia Foeger
(27) 3636.9707 - 99942-9537
andreia.foeger@sedes.es.gov.br
Cintia Dias
(27) 3636.9708 - 99234-1291
cintia.dias@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard