Conhecimento. Foi o que a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) proporcionou para mulheres empreendedoras da Grande Vitória, em tarde de capacitação realizada, na última terça-feira (10), em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
O encontro, que faz parte do programa da Aderes “Capacitar para Empreender”, tem como objetivo capacitar, qualificar e profissionalizar as pessoas que querem empreender, por meio de cursos, oficinas, palestras, treinamentos, consultorias, entre outras ações que promovam o desenvolvimento das capacidades de cada empreendedor, melhorando a gestão do negócio, proporcionando inovação, além de agregar valor aos produtos.
A capacitação contou com a participação da multiplicadora Lívia Bernabé, que faz parte do programa “Ela Pode”, uma realização do Instituto Rede Mulher Empreendedora. Ela abriu a rodada de palestras destacando que todo empreendedor deve conhecer seu perfil de liderança, se é passivo, agressivo ou assertivo. Porém, no assertivo, que é o mais adequado, o líder consegue se expressar sem causar ou sentir constrangimento. “A líder não é responsável só pelo que ela fala, mas também pelo que o outro entende”, alertou.
A palestrante disse que a autoimagem é tudo para quem quer empreender. Fez também diversos questionamentos: Você confiaria num dentista que tem os dentes malcuidados? De que forma você quer ser vista ou lembrada? “Se você é feliz com a sua própria imagem, que compreende aparência física, comportamentos e hábitos, então a sua essência será transmitida por meio do seu negócio”, acrescentou.
Lívia Bernabé disse ainda que se você não é boa em algo, como, por exemplo, finanças, é preciso pedir ajuda. “É preciso conhecer bem o produto que vende. E para isso é necessário fazer uma lista dos benefícios que o consumidor terá”, sugere.
Quem também trouxe conhecimento para as empreendedoras foi a Coach de Comunicação e Oratória e especialista em conteúdos Liliane Moulin, que falou sobre como a comunicação pode influenciar nos negócios. Por isso, a importância de desenvolver uma comunicação assertiva.
“É importante se posicionar com elegância, ter bom senso, respeitar as pessoas, usar as palavras certas de forma certa, usar gestos para enfatizar sua fala, ter consciência de sua expressividade e usar a entonação certa da voz e ter clareza”, destaca Liliane Moulin.
A especialista falou sobre a importância de conhecer seu público, o consumidor do seu produto ou serviço, fazendo questionamentos do tipo: Como é o meu público? Como posso resolver o problema dele? Qual a melhor maneira de atingir essas pessoas?
“A comunicação não pode sabotar seu negócio. É preciso apresentar as ideias de forma clara, evitar termos técnicos e colocar emoção na fala, pois a comunicação define seu sucesso”, explicou Liliane Moulin.
Para encerrar as atividades do dia, a artesã Renilda Dutra, de 53 anos, que tem um ateliê no município da Serra, falou em uma Roda de Conversa de sua experiência em transformar restos de vidro e garrafas em bijouterias. A artesã consegue produzir, por dia, cerca de 100 pares de brincos e 300 anéis. “A mulher empreendedora precisa ser organizada, rápida e inteligente, ter uma metodologia de trabalho, foco, vontade de vencer e um processo produtivo”, ponderou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Aderes
Débora Pedroza
(27) 3636-8565 / 27 99309-8431
debora.pedroza@aderes.es.gov.br