Traçar as ações que serão executadas no exercício de 2021. Esse foi o objetivo do encontro realizado com a equipe técnica da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), na última sexta-feira (05), que se reuniu para revisar o Planejamento Estratégico da agência.
De acordo com o diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, no início da gestão, os servidores da Aderes se reuniram para estudar os cenários econômico e social e traçar estratégias que pudessem fomentar o empreendedorismo. “Nosso propósito foi de organizar e dar direcionamentos estratégicos às ações da Aderes para o exercício da gestão. Traçamos programas, projetos, ações e metas que iriam proporcionar um ambiente favorável para o cumprimento da nossa missão, que é promover o desenvolvimento do Espírito Santo a partir dos pequenos negócios”, explicou.
Porém, a gestão foi surpreendida pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Nesse sentido, foi preciso acompanhar as mudanças do dia a dia e corrigir a rota. “Fizemos isso. Planejamos, executamos, verificamos e agimos. Dessa forma, é possível corrigir o rumo quando é preciso, daí a revisão das nossas ações. Nossa equipe está empenhada em fomentar o empreendedorismo no Estado”, afirmou.
Para o diretor técnico da Aderes, Hugo Tofoli, o encontro permitiu uma reavaliação da análise da Matriz SWOT, também conhecida como FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças), um realinhamento das ações planejadas neste momento de retomada da economia, consolidando uma nova carteira de programas e projetos.
“A pandemia nos fez reavaliar os nossos processos e ações, além da forma de lidar com a sociedade, neste caso, os empreendedores que atendemos. Nesse momento é importante um debate amplo com toda equipe para adequar as ações que serão trabalhadas nos próximos dois anos, diante dessa nova realidade em que vivemos”, disse Tofoli.
Para a diretora de projetos especiais da Aderes, Sandra Aragão, o planejamento estratégico é importante para qualquer empresa e instituição, pois mostra onde se quer chegar.
“De acordo com a nossa missão e visão traçamos nossas metas em prol da sociedade, mas é preciso reavaliar os resultados alcançados e se for preciso fazer os ajustes necessários. Foi isso que fizemos com a revisão do Planejamento Estratégico, traçamos metas de acordo com a nova realidade em que vivemos”, pontuou Sandra Aragão.
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Assessoria de Comunicação da Aderes
Débora Pedroza
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