27/03/2019 12h45

Aderes se reúne com Ifes para discutir empreendedorismo turístico

O projeto “Educação Turística: território, identidade e pertencimento” vai capacitar 110 professores da Rede Municipal de Santa Leopoldina sobre aspectos da história da cidade. O objetivo do curso é capacitar tecnicamente pessoas que atuam na região para fomentar o empreendedorismo turístico do local.

A formação é promovida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) apresentou interesse em ampliar o projeto.

Os 1.200 alunos da rede pública municipal receberão de seus professores informações sobre importantes aspectos da história de Santa Leopoldina e poderão fazer estágio em postos de informações turística, por exemplo.

O diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho diz que o projeto apresenta interesse comum das duas instituições. “Nosso foco é fomentar o empreendedorismo, e percebemos que o projeto iniciado pelo Ifes e pela Prefeitura oferece grande potencial de formar novos empreendedores, daí nosso interesse em somar esforços à iniciativa e ampliá-la. Quando os envolvidos tiverem sido capacitados tecnicamente, teremos a oportunidade de ajudar os novos empreendedores que atuarão no segmento”, revela Gavini.

Hudson Cogo, diretor do Ifes, explica que Santa Leopoldina é um município geograficamente próximo e com grande potencial turístico, de tradição cultural e história rica. “Pretendemos fazer ali um projeto piloto que possa ser replicado em outras localidades”, diz Cogo, que ressalta que o Ifes Vitória é um dos poucos do Brasil a oferecer cursos de extensão em Turismo.

Para o diretor presidente da Adres, a visão do Ifes em formar pessoas “para o mundo do trabalho, não para o mercado de trabalho“ coincide com a visão da Aderes de fomento ao empreendedorismo. “O projeto vai abrir espaço de atuação profissional ao estudante e contribuir para desenvolver o potencial da região. Vamos colaborar com a capacitação de novos empreendedores que surgirão após a iniciativa”, anuncia.

Para somar esforços aos projetos iniciados no município, o diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, recebeu, nesta terça-feira (26), o diretor-geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), Hudson Cogo. Também participaram do encontro ocoordenador do curso técnico de hospedagem, Álvaro Rezende, e o gerente de Integração Regional da Aderes, Alexsandro Lopes Pereira.

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem