Entregar equipamentos para estruturar uma associação de artesãos e conhecer as demandas dos empreendedores. Esse foi o objetivo da visita realizada pela Agência de Desenvolvimentos das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedores do Estado (Aderes), na manhã desta sexta-feira (15), à Associação de Produtores do Artesanato de Cariacica (Aproac).
O encontro contou com a presença do diretor-presidente em exercício da Aderes, Hugo Tofoli; da secretária de Cultura de Cariacica, Nina Santos; da presidente da Aproac, Saionara Patrícia Luchini, que estava acompanhada de integrantes da associação; além dos gerentes de Artesanato da Aderes, Juliano Nogueira, e de Micro e Pequena Empresa da Agência, Paulo Barbosa.
De acordo com Hugo Tofoli, a intenção da Aderes é fomentar o pequeno negócio capixaba. “Criamos políticas públicas que proporcionem ao empreendedor a possibilidade de melhorar o seu negócio, estruturando a associação com esse kit escritório, contribuímos com a geração de trabalho e renda dos artesãos”, afirmou Tofoli.
Uma novidade apresentada foi a abertura de um edital para a implantação de novos pontos de comercialização dos produtos dos empreendedores. “Os espaços de comercialização são importantes para gerar renda e divulgar a diversidade de produtos do artesanato, agricultura familiar, das pequenas agroindústrias, da economia solidária e de mais empreendedores do Espírito Santo”, ressaltou Tofoli.
Já a secretária de Cultura de Cariacica, Nina Santos, falou que a intenção do município é trabalhar junto com os artesãos para que, dessa forma, a cultura da cidade seja apresentada para todos. “Vamos trabalhar para fomentar a cultura da nossa cidade, fortalecendo todos os segmentos. Dentro desse contexto, o artesanato representa não só a geração de renda, mas também divulgação dos nossos ícones culturais e históricos de Cariacica”, acrescentou Santos.
A presidente da Aproac, Saionara Patrícia Luchini, disse que que a entrega dos equipamentos para a associação representa muito. “Nossa associação existe há 22 anos e nunca teve uma sede, nem estrutura. Nosso sonho é ter um espaço para comercializar os nossos produtos e ser nossa sede. Com os equipamentos que a gente recebeu, a associação vai começar a se estruturar e, dessa forma, nosso sonho vai ficando mais próximo”, comentou a artesã.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Aderes
Débora Pedroza
debora.pedroza@aderes.es.gov.br