03/04/2024 18h04

Aracruz faz 176 anos e comemoração será com festival gastronômico de comida de boteco

Em comemoração aos 176 anos do município de Aracruz começa nesta quinta-feira (04) e segue até domingo (07), o Festival Gastronômico Aracruz Botecos. O evento que acontece na Praça da Paz, centro da Cidade, vai reunir em um só lugar do torresmo a variações de bolinhos, linguiças, braseiro, além de cerveja artesanal capixaba, apresentações musicais de qualidade e muito mais. A entrada é gratuita

O Aracruz Botecos vem para evidenciar a diversidade gastronômica da região sem abrir mão da qualidade, atendendo dessa forma, a todos os públicos e gostos. Entre os pratos que serão servidos no local, o Esporte Bar vai levar o tradicional torresmo de barriguinha de porco, acompanhado de geleia de pimenta biquinho e cachaça, no valor de R$ 10,00. Outro prato servido será a rabada com polenta e agrião, no valor de R$ 40,00. Já o restaurante Purumar vai levar uma porção de bolinho de bacalhau (14 unidades), no valor de R$ 60,00. Além de arroz de mariscos, prato individual, no valor de R$ 55,00. Já o Casa Amarela cozinha Intuitiva vai apresentar uma porção de moela, tomates confitados e torradinhas, no valor de R$ 39,00.

Segundo o diretor executivo do Instituto Panela de Barro, Eduardo Destefani, que é organizador do evento, o Aracruz Botecos faz parte da programação de comemorações dos 176 anos da cidade, e o objetivo é conectar o público com um evento que vai destacar a gastronomia local, valorizar os empreendedores da região, levar música de qualidade e ressaltar as potencialidades turísticas do município.

Eduardo Destefani, representante do Instituto Panela de Barro, ressaltou a importância dos festivais gastronômicos promovidos pela instituição, destacando seu papel crucial em elevar os padrões de serviços nos municípios. Segundo ele, tais eventos não apenas reforçam a identidade culinária das regiões, mas também incentivam os empreendedores a investir ainda mais no potencial turístico, diversificando a oferta e atraindo um número crescente de visitantes ávidos por descobrir os sabores e conhecimentos locais.

Os festivais gastronômicos realizados pelo Instituto Panela de Barro têm contribuído para elevar a qualidade dos serviços prestados nos municípios, reforçando a identidade gastronômica das regiões, além de incentivar os empreendedores a investirem ainda mais no potencial turístico, diversificando a oferta e dessa forma atraindo cada vez mais pessoas que desejam descobrir o Espírito Santo”, disse Eduardo Destefani,

Outro destaque do evento, fica por conta da programação musical. Com apresentações de artistas que vêm se destacando no cenário capixaba, o Aracruz Sabores chega com tudo no quesito música e apresenta atrações que vão cantar desde pop, passando pelo rock nacional, até o samba e pagode. Na quinta-feira (04), Nano Vianna sobe ao palco com uma releitura do rock nacional e faz uma homenagem para o músico Alexandre Lima, que morreu aos 54 anos, no último dia 28, após ficar mais de 10 anos em coma. Outra homenagem será feita pelo cantor Marcos Bifão que sobe ao palco no sábado (06) com o show “Brasilidades”.

De acordo com o diretor-geral da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes), Alberto Farias Gavini Filho, esse tipo de evento tem a finalidade de oportunizar os pequenos negócios, com um espaço para divulgar e vender seus produtos. “O Governo do Estado, por meio da Aderes, fomenta o empreendedorismo por todo Espírito Santo”, concluiu Gavini.

Realização

O Festival Aracruz Botecos é realizado pelo Instituto Panela de Barro, em parceria com a Prefeitura de Aracruz. Conta com o apoio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES).

Aracruz Botecos

Quando: de 04 a 07 de abril de 2024

Local: Praça da Paz, no centro de Aracruz.

Quinta-feira (04 de abril)

18h – Abertura da Praça de Alimentação

Com comida de Boteco, petiscos, porções, pratos, frutos do mar, carnes e petiscos, Burger e braseiro.

Espaço Mercearia

Café especial, agroindústria artesanal, artesanato indígena, charcutaria, flores e plantas, cachaças, confeitaria, gelatos, doce e muitas delícias.

Palco Aracruz 176 anos

21h – Apresentação musical com Breno Tardin Power Trio (Pop)

23h –Apresentação musical com Nano Vianna (Releituras Rock Nacional)

Sexta-feira (05 de abril)

18h – Abertura da Praça de Alimentação

Palco Aracruz 176 anos

19h – Apresentação musical com Leony Diall (Pop)

21h – Apresentação musical com Jackson Lima Breno (Pop Rock)

23h –Apresentação musical com Amaradzaia (Brasilidades)

Sábado (06 de abril)

15h – Abertura da Praça de Alimentação

Espaço Mercearia

Café especial, agroindústria artesanal, Artesanato indígena, charcutaria, flores e plantas, cachaças, confeitaria, gelatos, doce e muitas delícias.

Palco Aracruz 176 anos

17h – Apresentação musical com Iclas Sorriso (Samba e pagode)

19h – Apresentação musical com a Orquestra Dedilharcos (Bossa e clássicos do rock)

21h – Apresentação musical com a Banda 3 ou mais (Pop Rock)