13/06/2024 14h00

Banco vermelho: da Feira dos Municípios para o Parque Cultural Casa do Governador

Foto: João Carlos Coutinho

Um dos destaques da Feira dos Municípios deste ano, o banco vermelho gigante exposto para o público de 80 mil pessoas que passou pelo evento, durante os quatro dias de realização, já tem um novo destino no Estado: o Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa, em Vila Velha.

O banco vermelho propõe incentivar e conscientizar a sociedade a lutar pelo feminicídio zero. A iniciativa fez parte de uma parceria do Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Secretarias do Turismo (Setur) e da Cultura (Secult), com o Instituto Banco Vermelho (IBV).

O Instituto foi idealizado por duas mulheres pernambucanas, que transformaram suas experiências dolorosas em um propósito de vida: a publicitária e ativista Andrea Rodrigues e a executiva de Marketing Paula Limongi, presidenta e diretora executiva do Instituto, respectivamente.

A iniciativa tem como estratégias de atuação a intervenção urbana, por meio da instalação de bancos vermelhos (cenográficos e funcionais) em espaços públicos e privados; a realização de campanhas de prevenção, de palestras e de capacitações; e de desenvolvimento de protocolos para prefeituras, secretarias e empresas, assim como estratégias para eventos livres de assédios.

Na Feira dos Municípios, além dos bancos menores, o banco gigante também fez parte da intervenção no Pavilhão de Carapina, na Serra. Todos eles traziam uma mensagem e placa com informações de canais de ajuda disponíveis e de orientação para mulheres que sofrem algum tipo de abuso ou violência, visando alertar a sociedade civil em geral sobre a importância da denúncia e de um olhar apurado para esse tema.

“A Feira dos Municípios foi a pioneira no Brasil ao firmar parceria com o Instituto Banco Vermelho (IBV). Gostaríamos de agradecer ao Instituto pelos momentos de reflexão contra o feminicídio proporcionados durante todo o evento”, disse o diretor-presidente da Aderes, Alberto Gavini.

Kleber Amorim
(27) 9 9957-4165.