Mais de 300 artesãos de todo Espírito Santo se reuniram na quarta edição do Congresso Estadual dos Artesãos Capixaba, que aconteceu no Sesc de Guarapari. O encontro ocorreu de forma presencial e on-line, na última sexta-feira (15), com os objetivos de abrir um diálogo com a categoria, discutir políticas públicas, tratar da retomada das atividades, trocar experiências, além de fortalecer o setor.
Artesanato mais competitivo, Legislação Brasileira para o Artesão, Tributação para artesão e associações, além de perspectivas para aposentadoria, foram alguns dos temas debatidos. O evento foi coordenado pela Federação dos Artesãos do Espírito Santo e contou com apoio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Estado (Aderes), além do Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) no Espírito Santo.
O congresso contou com as presenças da vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, e do subsecretário de Micro e Pequena Empresa e do Artesanato, do Ministério da Economia, Fábio Silva. Também estiveram no encontro, o diretor técnico da Aderes, Hugo Tofoli; o diretor de atendimento do Sebrae, José Eugênico; a secretária de Turismo, Empreendedorismo e Cultura de Guarapari, Helione Bacovis; a anfitriã do IV Congresso Maria das Graças Reis Costa, presidente da Federação dos Artesãos do Espírito Santo (Feartes), entre outras autoridades.
Jacqueline Moraes destacou que o artesanato passou por momentos difíceis durante a pandemia devido à limitação em relação ao turismo, grande fator de movimentação para o trabalho desenvolvido pelos artesãos. "Todo artesão é empreendedor e isso é ter autonomia e usar as melhores competências para criar algo, com comprometimento, dedicação e esforço necessários. O caminho é longo, portanto, é necessário transformar as crises em oportunidades", afirmou.
A presidente da Feartes, Graça Reis, disse que o congresso é uma oportunidade de reunir os artesãos para troca de experiências. “O congresso tem o propósito de trazer informações para os artesãos. É o momento de discutir as políticas públicas e melhorias que estão sendo construídas para a categoria, absorver conhecimento e agradecer aos atores que apoiam todos nós no dia a dia, como a Aderes e o Sebrae”, disse a presidente.
Para o diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, o IV Congresso Estadual do Artesanato foi um sucesso, com uma participação expressiva dos artesãos, além dos debates e experiências trocadas. Também aconteceu a eleição dos 30 delegados que vão participar do congresso nacional, que será realizado no Estado. “Vamos nos preparar para realizar um excelente encontro, além de receber bem artesãos de todo o País”, enfatizou.
Avanços para um artesanato mais competitivo
Um dos destaques do encontro foi a presença do subsecretário de Micro e Pequena Empresa e do Artesanato, do Ministério da Economia, além de gestor do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), Fábio Silva, que apresentou tudo que tem sido feito em âmbito nacional para auxiliar a categoria. Ele falou do investimento em três grandes feiras de artesanato, que serão realizadas no Amazonas, Belo Horizonte e Olinda, e da agenda nacional de desenvolvimento e competitividade para o setor.
Além disso, o gestor citou as novidades no universo digital que irão impulsionar o trabalho dos artesãos, como a parceria entre o Sebrae Nacional e o Mercado Livre, que criará uma loja dedicada ao Programa de Artesanato Brasileiro dentro do e-commerce. Segundo ele, até o final do ano, também fecharão parceria com a Amazon e a Magalu. “Essa parceria vai ser um portal para os artesãos, que vai gerar visibilidade e muitas facilidades no pagamento e na logística”, frisou Silva.
Emissão de nota fiscal
Outro tema abordado no evento foi a tributação para os artesãos e associações. O auditor fiscal e coordenador do Núcleo de Educação Fiscal (NEF), da Secretaria da Fazenda, Thiago Venâncio, mostrou aos participantes os benefícios da emissão das notas fiscais.
“O nosso foco foi explicar a importância da emissão das notas fiscais pelos artesãos e artesãs do Espírito Santo. Com a emissão de notas fiscais eletrônicas, por exemplo, o artesão pode realizar vendas para órgãos públicos e também vendas interestaduais. Há também uma relação muito clara entre a emissão de notas e a arrecadação de tributos pelo Governo Estadual, tributos esses que retornam para os cidadãos em serviços e melhorias”, pontuou Venâncio.
Já o auditor fiscal e subsecretário de Estado da Receita Estadual, Benicio Costa, parabenizou a organização pelo evento e colocou a Secretaria da Fazenda (Sefaz) à disposição de todos os participantes.
Delegação capixaba no Congresso em 2022
Após as palestras, a presidente da Feartes, Graça Reis, conduziu a eleição dos 30 delegados que irão representar o Espírito Santo no Congresso Nacional dos Artesãos, agendado para o próximo ano, no dia 19 de março, no Estado.
ArteSanto 2021: inscrições abertas
Ao final das palestras, o diretor técnico da Aderes, Hugo Tofoli, lembrou que as inscrições para a Feira ArteSanto 2021 já estão abertas e seguem até o próximo domingo (24). “Fiquem atentos com a data de inscrição, leiam o edital com atenção, principalmente as informações sobre os itens de avaliação para a curadoria, e não deixem para a última hora!”, alertou Hugo Tofoli.
A transmissão on-line do evento está disponível no canal da Aderes no YouTube, basta acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=OGJH3Jx_kQ0
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Aderes
Débora Pedroza
(27) 3636-8565 / 99309-8431
debora.pedroza@aderes.es.gov.br