26/04/2019 11h16

Diretor da Aderes recebe título de Cidadão Leopoldinense

O diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Alberto Farias Gavini Filho, recebeu o título de Cidadão Leopoldinense, nessa quinta-feira (27). Gavini, que já atuou como secretário de Planejamento no município, recebeu a honraria na abertura das festividades em comemoração aos 132 anos de emancipação política da cidade de Sana Leopoldina.

“Me senti gratificado com a escolha para ser agraciado com o título de cidadão leopoldinense. Dei minha contribuição à gestão do município e me senti honrado em ter essa lembrança do prefeito. Já recebi uma homenagem semelhante da Prefeitura de Cariacica, e agora tenho esse reconhecimento de Santa Leopoldina”, explicou Gavini.

O prefeito de Santa Leopoldina, Vavá Coutinho, explicou que o título também é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por Gavini em prol dos leopoldinenses. “Como prefeito, tenho direito a duas indicações, e uma delas eu destinei ao Gavini por todo o trabalho que desenvolveu enquanto esteve conosco, seja pela elaboração do planejamento estratégico, seja pelo acompanhamento das ações junto às secretarias e aos servidores, o que muito colaborou com a nossa gestão. Também o escolhi pela sua contribuição ao Estado, pelo que já fez e está fazendo pelos capixabas”.

O município de Santa Leopoldina completou 132 anos de emancipação política no dia 17 de abril. As festividades, no entanto, tiveram início nessa quinta-feira (25) e seguem até domingo (28). Localizado na Região Serrana do Estado, o município é conhecido como uma das primeiras colônias de imigrantes no Espírito Santo, e faz parte das rotas turísticas, como a Rota do Imigrante e a Rota Imperial.

Ações da Aderes em Santa Leopoldina

Por meio de parceria com Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), a Aderes deu início às atividades para o desenvolvimento do projeto “Educação Turística: território, identidade e pertencimento”, que vai capacitar 110 professores da Rede Municipal de Santa Leopoldina sobre aspectos da história da cidade.

O objetivo do curso é capacitar tecnicamente pessoas que atuam na região para fomentar o empreendedorismo turístico do local. Os 1.200 alunos da rede pública municipal receberão de seus professores informações sobre importantes aspectos da história de Santa Leopoldina e poderão fazer estágio em postos de informações turística, por exemplo.

Além disso, em janeiro, representantes da Aderes visitaram o município para a discussão de projetos para a implementação de diversas políticas públicas. Essas ações atendem micro e pequenas empresas, economia solidária, catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, bancos comunitários, pequenas cooperativas e agroindústria de base familiar.

Informações à imprensa

Andreia Foeger